Dicas

Dicas e decoração: tendência de cores para 2020

Com a chegada de um novo ano vem também a vontade de renovação. A nossa casa geralmente é o que mais desejamos mudar, seja fazendo uma grande reforma ou até mesmo pintando a parede de algum cômodo. Pensando nisso, separamos algumas dicas de tendências de cores e decoração marcantes nesse ano de 2020.

Na hora de escolher cores para decorar nossos ambientes, devemos ter em mente que elas são responsáveis por transmitir sentimentos como aconchego, felicidade, tranquilidade e relaxamento. Nesse ano, o catálogo de cores busca trazer alegria e serenidade ao mesmo tempo em que tenta balancear a cacofonia de estresses da vida contemporânea. Além do papel decorativo, elas também vêm com o objetivo de transparecer valores sociais, principalmente a sustentabilidade que é tão discutida hoje.

Como o ano de 2020 promete muitas evoluções tecnológicas (como por exemplo a primeira Olimpíada com Inteligência Artificial), a cor escolhida do ano foi a Neo Mint. Representando a tecnologia e a natureza, o tom verde e neutro também diz muito sobre a libertação de gêneros e estereótipos entre homens e mulheres já que é um assunto muito presente nas discussões diárias. Também fugindo das tonalidades mais frias, como as acinzentadas que estavam sendo bastante utilizadas, o Neo Mint traz uma sensação de aconchego. Vale aplicar a cor em diferentes cômodos, pois por ser sóbria, combina com diversos estilos de decoração.

Outra tendência são os tons mais naturais e orgânicos que estão diretamente ligados com a questão da sustentabilidade e a natureza em si. O azul naval se faz muito presente em decorações nesse ano, pois além de ter forte ligação com o elemento água também combina muito com os materiais de origem natural como pedras, bambu, folhas, flores e fibras naturais. Além disso, o tom traz um aspecto de sofisticação oferecendo glamour ao ambiente.

Ainda se falando da questão ecológica, inúmeras fabricas de móveis estão se mostrando preocupados com essa questão e investindo em materiais sustentáveis. Pois cada vez se fala mais em consumo consciente e produto de qualidade que não causem impacto no meio ambiente.

Outro grande estilo que está em evidência é o famoso tom sobre tom. Investir no monocromático para decoração é uma das maneiras mais fáceis de repaginar um ambiente. O segredo para não errar é usar tons com leves diferenças e outra dica válida é também misturar texturas diferentes para deixar o ambiente com maior personalidade.

Por fim, criar um mix de estampas para decoração também faz parte das tendências do ano. Compor um ambiente com linhas, formas geométricas e aplicação de padrões assimétricos é algo essencial para o padrão disruptivo. Já que a proposta é ser algo mais despojado, podemos abusar das flores e listras offset para fugir do óbvio e inovar soltando a criatividade. Embora muitas pessoas achem o padrão exagerado, o uso de cores e móveis corretos garantem um estilo bem moderno e sofisticado. Recomendamos uma mescla de cores escuras e claras em tons terrosos, para criar uma decoração altamente elegante.

Gostou das nossas dicas? Então continue acompanhando nossos posts para saber de novidades!

Compartilhar: