Alugar imóvel Garantia Total Brognoli Imobiliária Imóvel

Tem imóvel vazio? Tire todas suas dúvidas aqui

Se seu imóvel está vazio é provável que dúvidas como “imóvel vazio paga água?” já devem ter passado na sua cabeça. Isso pode ser comum para pessoas que compram imóveis como forma de investimento, seja para vender futuramente ou para alugar. Nesse texto, vamos tirar as principais dúvidas sobre imóveis vazios e suas contas recorrentes, como condomínio e água. Continue lendo!

Em que momento começa a pagar a taxa do condomínio?

Uma das dúvidas mais frequentes de quem comprou um apartamento ou casa em condomínio é se o pagamento da taxa deve ser feito antes ou depois de mudar. De forma geral, a resposta para isso está no contrato de compra e venda do imóvel.

Na maioria das vezes, o pagamento da taxa condominial é iniciado quando o proprietário toma posse do imóvel, ou seja, no momento em que o proprietário recebe a chave e pode fazer uso da propriedade. Mesmo que você continue com o imóvel vazio, a cobrança da taxa do condomínio será feita.

Como pagar a taxa mínima de água?

A tarifa mínima de água é um valor fixo estipulado pelas empresas de saneamento básico, que deve ser pago independentemente da quantidade de uso de água. Esse valor fixo é cobrado até determinada faixa de consumo e pode variar conforme a região. A tarifa é válida mesmo em um imóvel vazio, onde não há consumo.

Assim como a tarifa normal, o cálculo da tarifa mínima de água é realizado todos os meses com a leitura do hidrômetro da casa. Após o cálculo, basta efetuar o pagamento do boleto gerado na data programada.

Quem paga o condomínio tem que pagar água e luz?

No caso de imóveis alugados, é necessário conferir o que consta no contrato de locação. A taxa condominial é obrigatória e deve ser paga pelo proprietário do imóvel. Ela é referente ao pagamento mensal de despesas e manutenção do prédio ou condomínio de casas, que pode incluir:

  • Salário dos funcionários;
  • Energia elétrica e água das áreas comuns e de lazer;
  • Manutenções, instalações e serviços;
  • Fundo de reserva;
  • Taxa condominial do síndico;
  • Gastos administrativos.

É comum que em condomínios de prédios seja incluído o gás canalizado e a água dos moradores na taxa condominial, já que os hidrômetros não são individuais. Já o pagamento da energia elétrica deve ser efetuado separadamente. 

Em condomínios de casas, tanto a água quanto a energia elétrica possuem medidores individuais. Um imóvel vazio paga IPTU, condomínio, água e energia elétrica normalmente. A inadimplência dessas contas pode acarretar restrições no nome e processos judiciais.

O que fazer com um imóvel vazio?

O custo para manter um imóvel vazio é alto, afinal, as contas da residência continuam vindo mesmo se ninguém estiver morando no local. Além disso, a poeira, mofo e ferrugem podem causar a deterioração do imóvel, sendo necessária uma manutenção periódica. 

Colocar o imóvel para alugar é uma ótima forma de garantir que nada disso aconteça e ainda ganhar dinheiro. Se você não sabe o que fazer com o seu imóvel vazio, segue algumas dicas que podem ajudar:

Faça o desligamento da energia, água e esgoto

Caso não haja previsão para que alguém more no imóvel vazio, o proprietário pode solicitar o desligamento temporário da energia elétrica, água e esgoto. Assim evita que as contas continuem vindo mesmo sem ninguém utilizar. 

Aproveite para fazer reparos

Um ótimo momento para fazer reparos e manutenções necessárias em seu imóvel é quando ele está vazio. Dessa forma, além de valorizar a casa ou apartamento, não estará causando nenhum transtorno ao futuro morador.

Visite sempre o imóvel

Deixar o seu imóvel abandonado só irá trazer mais despesas no futuro. Por isso, é importante deixá-lo sempre limpo e em ordem. Além do mais, uma propriedade abandonada causa sérios problemas comunitários como falta de segurança e danos ecológicos. Como resultado disso, o proprietário pode responder por mau uso da propriedade, podendo ser multado e até mesmo perder o imóvel.

Procure ajuda de especialistas

Se você deseja alugar ou vender o seu imóvel vazio, mas tem dificuldades com esse processo, talvez a melhor forma seja procurar ajuda de uma imobiliária de sua confiança como a Brognoli. A equipe será responsável por intermediar a locação do imóvel, facilitando os trâmites para o proprietário e inquilino. 

Você conta também com especialistas prontos para atuar na resolução de qualquer problema que possa aparecer. Outros benefícios que você pode contar com a Brognoli são:

  • Garantia total do aluguel;
  • Assistência jurídica;
  • Experiência de mais de 50 anos no mercado;
  • Divulgação do seu imóvel.

Não deixe seu imóvel vazio! Entre em contato com nossa equipe e tire todas as suas dúvidas!

Compartilhar: