Decoração

Jardim Simples: Dicas para fazer o seu!

Jardim Simples: ideias para sua casa!

Ter um jardim em casa não precisa ser um luxo para poucos, principalmente pela possibilidade de adaptação para diferentes espaços.

Se você é um apaixonado pelo contato com a natureza, veja aqui algumas dicas essenciais para ter um jardim simples em sua casa!

Como fazer um lindo jardim simples?

Antes de mais nada, a criatividade será sua melhor amiga nesse processo, por isso, mesmo com as várias ideias de jardim, lembre-se de inserir sua personalidade e gostos pessoais nessa parte tão especial de seu lar!

Planeje seu espaço com calma

Primeiramente, vale a pena analisar com calma qual a quantidade de espaço e o que terá no jardim simples: flores, plantas, uma horta ou até mesmo um pequeno pomar.

Depois dessa definição, fica mais fácil direcionar quais serão os itens e mudas que devem ser compradas. Veja outras ideias interessantes para se inspirar abaixo.

Analise a manutenção do jardim

Faça uma análise de quais espécies de plantas ou flores serão inseridas no jardim: será que são fáceis de cuidar? 

É importante pensar na manutenção para que depois o espaço não fique sem vida ou com a aparência de mal cuidado. Lembre-se que isso inclui o aparo da grama, as regas frequentes e também as podas – que podem ser sazonais ou não!

Para quem não possui tanto tempo disponível e pouco espaço, plantas como suculentas, cactos, bromélias e espada de São Jorge são ótimas opções!

Já para quem pode se dedicar à arte da jardinagem, espécies mais complexas como orelha de elefante, samambaias, lírios da paz são indicadas!

Plante em vasos

Independente de qual a quantidade de espaço disponível ou de gostos pessoais, começar plantando em vasos pode ser uma alternativa interessante, principalmente pela facilidade de movê-los para diferentes locais, além da facilidade de replantar.

Além disso, diferentes tipos de vasos alegram mais ainda a decoração: invista em várias cores, materiais diferenciados e espécies variadas.

Use caixas de madeira para organização

Seja para montar uma horta ou para plantar diferentes estilos de plantas e flores, as caixas de madeira são sustentáveis e possuem baixo orçamento.

Para quem não quer gastar, é possível encontrar esses itens em fruteiras e mercados da sua região, mas, também há a possibilidade de encomendar pela internet ou comprar em lojas de decoração e jardinagem.

Decore as paredes com trepadeiras

Se o seu espaço é reduzido ou não, plantar trepadeiras para que enfeitem as paredes é uma opção linda e muito fácil de cuidar.

Invista em um jardim com canteiro

Uma ideia muito usada e democrática, os jardins com canteiros podem ser adaptados tanto para sacadas, apartamentos menores e para casas, principalmente o modelo suspenso, que poupa espaço.

Nesse caso, é possível colocar paletes ou prateleiras na horizontal para pendurar vasinhos e floreiras. Com certeza o visual será encantador!

Recicle materiais

Para reduzir ainda mais o custo com o jardim, você pode reutilizar várias embalagens que provavelmente iriam para o lixo em seu dia a dia, por exemplo:

  • Potes de conserva;
  • Garrafas PET;
  • Potes de sorvete;
  • Paletes;
  • Copos de requeijão;
  • Xícaras ou outros modelos de louças velhas.

A criatividade é o limite! Por isso, vale a pena olhar com carinho para os itens de sua casa que podem ganhar nova utilidade em seu jardim em construção.

Combine diferentes texturas

Se você quer um jardim digno de fotografias, é interessante misturar várias texturas: pedras, madeira, folhagens, flores, temperos, cimento queimado e muito mais!

Aqui é legal tentar inserir sua personalidade, por isso, foque em seus gostos pessoais e como expressá-los, por exemplo: colocar estátuas de duendes, caminhos guiados com pézinhos de cimento, flores de espécies exóticas e muito mais.

Compartilhar: