Business

Aluguel por Temporada e as Regras no Condomínio

Tem um apartamento próprio? Então veja a relação de aluguel por temporada e as regras no condomínio!

Dessa maneira, você e o seu hóspede vão ter uma experiência muito agradável, sem dores de cabeça. 

Sabia que você pode fazer um tour virtual pelo residencial ou a cobertura que tanto deseja na ilha? Então fale com a gente e veja o imóvel perfeito para você investir em aluguel por temporada em Floripa.

Uma vez que, apesar dos condomínios terem seus próprios padrões, na maioria das vezes, as regras para aluguel por temporada são as mesmas. 

Antes das regras, o que é aluguel por temporada?

O aluguel por temporada não se trata necessariamente, de hospedagem, sendo mantida a finalidade residencial que consta em inúmeras convenções de condomínios.

Contudo, é como se o proprietário transferisse a posse do seu imóvel ao visitante por até três meses mediante pagamento.

Confira aqui imóveis para comprar na Trindade, Rio Tavares, Centro e Trindade, bairros ideais para investir em aluguel por temporada em Florianópolis – SC.

Já de acordo com a Lei 8.245 de 1991, em relação ao aluguel por temporada e as regras:

“Considera-se locação para temporada aquela destinada à residência temporária do locatário, para prática de lazer, realização de cursos, tratamento de saúde, feitura de obras em seu imóvel, e outros fatos que decorrem tão-somente de determinado tempo, e contratada por prazo não superior a noventa dias, esteja ou não mobiliado o imóvel.”

Se você tem dúvidas em relação ao aluguel por temporada e as regras no condomínio, converse conosco e leia o nosso post sobre short stay!

Responsabilidades do aluguel por temporada e regras do condomínio

Como você pode imaginar, não é só o síndico e os locatários que devem ter alguns cuidados.

Uma vez que os proprietários dos imóveis de aluguel também precisam fazer sua parte e estar atentos aos contratos mediados pela internet, por imobiliária ou pessoalmente.

Afinal, são eles que vão arcar por eventuais prejuízos causados pelos locatários, inclusive pagando multas por não cumprimento das regras estabelecidas em convenção. 

Você sabia que o seu futuro hóspede de aluguel por temporada poderá fazer um tour virtual pelo residencial ou a cobertura dos seus sonhos em Campinas, Barreiros ou no Kobrasol – São José?

Inclusive, a convenção condominial pode estabelecer critérios quanto ao número máximo de pessoas em cada unidade do condomínio, já que o excesso de gente pode atrapalhar o sossego dos demais moradores.

Além disso, pode exigir que os locatários façam exames médicos antes de usar a piscina ou proibir o consumo de bebidas alcoólicas nas áreas comuns do prédio.

Ainda, atente-se que tudo isso esteja bem claro no contrato. 

O aluguel por temporada e as regras no condomínio: Como prevenir reclamações

Em caso de acontecer alguma proibição de acesso à churrasqueira, piscina ou áreas comuns do condomínio, cabe ao proprietário informar estes detalhes.

Dessa maneira, você evita reclamações tanto do próprio condomínio quanto dos seus locatários.

Você sabia que o seu futuro hóspede de aluguel por temporada poderá fazer um tour virtual pelo condomínio em Campinas, Barreiros ou no Kobrasol – São José?

Então, você pode anunciar o seu imóvel já com essas informações em destaque e fazer um welcome book para os hóspedes de temporada! 

Por fim, lembre-se de que, com o contrato, você terá uma prova irrefutável de que se trata de locação por temporada e, portanto, está agindo de maneira legal conforme a Lei do Inquilinato

O que fazer quando se cumprem todas as regras para aluguel por temporada em condomínios, mas mesmo assim se sofre proibição

Como já vimos no tópico anterior, o aluguel por temporada, seja na Palhoça, Florianópolis ou São José, está respaldado pela Lei.

Você sabia que o seu futuro hóspede de aluguel por temporada poderá fazer um tour virtual pelo residencial ou a cobertura dos seus sonhos em Campinas, Barreiros ou no Kobrasol – São José?

Contudo, alguns condomínios questionam o aluguel por temporada e inclusive chega à situação proibir a atividade, o que acaba por envolver a cobrança de multas em caso de descumprimento.

Conversas sobre as regras do aluguel por temporada em condomínios

Converse com o síndico do condomínio pessoalmente e explique as diferenças entre hospedagem e locação, pois, por vezes, aluguéis por temporada não são conhecidos, bem como seu respaldo legal;

Confira aqui imóveis para comprar na Trindade, Rio Tavares, Centro e Trindade, bairros ideais para investir em aluguel por temporada em Florianópolis – SC.

Reuniões de condomínio

Converse com vizinhos e vá às reuniões de condomínio!

Depois, mostre-se disposto a ouvir as reclamações de maneira empática antes de falar, e só então explique exatamente como funciona e considere informar que aluguéis residenciais rendem infinitamente menos – quem sabe você não convence outros proprietários a alugar também;

Último caso

Por fim, se nada disso der certo, vá até um juizado de pequenas causas para resolver essa situação, uma vez que os diálogos não funcionaram. 

Inclusive, você pode se informar o local correto do juizado e como proceder antes de ir, seja na Palhoça, São José ou Florianópolis.

Aluguel por temporada com a Bhomy

A B.Homy é uma empresa que gerencia imóveis nas principais plataformas de locação por temporada, como o Airbnb, o Booking.com e outros.

Confira aqui imóveis para comprar na Trindade, Rio Tavares, Centro e Trindade, bairros ideais para investir em aluguel por temporada em Florianópolis – SC.

Assim, em parceria com a Brognoli, oferece todo o suporte para você alugar seu imóveis por curtas temporadas, sem se preocupar por maneiras de anunciar o imóvel ou por burocracias!

Como funciona? 

  1. Realizamos a avaliação do seu imóvel sem custo, para tal, você preenche um cadastro na Bhomy + Brognoli Aluguéis e nós entramos em contato;
  2. Produzimos fotos profissionais, de qualidade, e fazemos a divulgação do seu imóvel, também sem custo;
  3. Quando o seu imóvel recebe uma proposta, nós cuidamos de tudo, desde o atendimento do hóspede ou locatário, até a sua saída;
  4. Caso necessário, é possível solicitar limpeza e manutenção de todo o imóvel, assim você teu o seu imóvel resguardado de qualquer dano. 

O seu imóvel será divulgado nas principais plataformas de locação por curta temporada, terá mais propostas e, consequentemente, mais lucro com o seu imóvel. 

Independente se o imóvel é no Campeche, Rio Tavares, Trindade ou no Centro de Florianópolis, a gente cuida como se fosse nosso!

Então clique para preencher o seu cadastro na Bhomy e comece a investir na Grande Florianópolis. 

Preocupado em saber se alugueis por temporada valem a pena? Então leia sobre as vantagens de aluguéis por temporada

Oportunidades para proprietários de imóveis na Grande Florianópolis 

Se você é proprietário de um imóvel, seja no Centro, Rio Tavares Campeche, por exemplo, e quer investir, então a modalidade Garantia Total é ideal para você! 

Aderindo ao Garantia Total, você recebe o valor do aluguel na data certa e tem a certeza de que todas as taxas serão pagas sempre em dia.

Você sabia que a Brognoli Imobiliária tem imóveis disponíveis no Campeche, Trindade, Centro e Rio Tavares? Inclusive existem apartamentos acessíveis com três dormitórios nas principais ruas e avenidas.

Colocando o seu imóvel – casa, apartamento, cobertura ou sala comercial – para alugar com a Brognoli, você não se preocupa com mais nada.

Para tal, fazemos a gestão de 100% das contas do imóvel e garantia contra inadimplências das taxas.

– Aluguel, condomínio, IPTU, contas de luz e água, conta de gás, taxa de lixo e mais;

– Recebimento do seu dinheiro todo mês, em dia, sem depender do pagamento do inquilino. Se o locatário não pagar, a Brognoli paga!

Vantagens da contratação da Garantia Total

A Garantia Total nas cidades de Palhoça, São José e Florianópolis, preserva o seu direito de receber os valores no dia correto.

Inclusive sem depender do locatário, além de outras vantagens exclusivas.

  • Carência de três meses na taxa de administração;
  • Anúncio online, de graça e com contrato digital;
  • Transações muito mais rápidas e com garantia total;
  • Recebimento sem depender do pagamento do locatário;
  • Assessoria jurídica especializada da Brognoli;
  • Agências modelo da ilha e do continente para ampliar a sua experiência;
  • Anúncio de imóvel completamente gratuito em plataformas como Brognoli, Useayla, Terraz e mais;
  • App exclusivo para proprietários para gestão dos seus imóveis. 

Clique AQUI para aderir ao Garantia Total. 

Se você tem alguma dúvida, fale com a Fabi ou visitar a gente numa de nossas agências no Kobrasol, em São José, ou na Trindade, em Florianópolis.

Gostou de saber mais sobre a relação de aluguel por temporada e as regras no condomínio!

Compartilhar:

Veja também: