Entenda se é permitido atividade comercial em prédio residencial

Publicado em 11/08/2022
Entenda se é permitido atividade comercial em prédio residencial

Se você está pensando em garantir uma renda extra ou até mesmo oferecer os seus serviços no seu condomínio, deve estar se perguntando se é permitido exercer atividade comercial em prédio residencial. A atividade comercial pode acontecer em alguns casos, desde que não ocorra o desvio de finalidade do condomínio.

Para que não haja mais dúvidas sobre esse assunto, ao longo deste texto iremos esclarecer essa e outras questões sobre o assunto. Veja mais!

O que é considerado atividade comercial?

Se você está em dúvida sobre o que é atividade comercial, de forma resumida, a atividade comercial consiste na troca, compra e venda de bens. Antigamente, essa atividade era chamada de escambo, que nada mais era que uma troca de produtos, onde cada um atribuía o seu próprio valor ao produto. Para facilitar e estimular esse comércio, foi criada a moeda. Hoje em dia, entre alguns locais que exercem atividade comercial podemos citar como exemplo:

  • Lojas;
  • Shoppings;
  • Mercados
  • Posto de gasolina;
  • Farmácias;
  • Padarias.

Pode ter comércio em prédio residencial?

Existem quatro  tipos de condomínios de prédios: o comercial, que é destinado ao comércio e as indústrias; o residencial, que a finalidade é a moradia; e o misto, que permite tanto o comércio, quanto a moradia. Seguindo essa lógica, em um prédio residencial onde o uso é estritamente destinado à moradia, não é permitida a atividade comercial.

A atividade comercial está restrita a prédios comerciais e mistos. Pensando no bem estar dos moradores, existem diversas regras e deveres estabelecidas pelo condomínio para que todos convivam da melhor maneira possível. Por isso, uma atividade comercial em prédio residencial poderia atrapalhar o bem estar e sossego dos condôminos.

O que se permite é a atividade profissional, que é diferente de uma atividade comercial. A prestação de serviços de profissionais como cuidador de idosos, marido de aluguel, manicures e pedicures, com horário agendado, não podem ser proibidas. A venda de bolos e marmitas por pequenas empresas, por exemplo, também podem ser aceitas pelo condomínio, contanto que não atrapalhem, causem barulhos e problemas aos vizinhos.

Mas claro, que toda regra tem sua exceção! Caso essa atividade profissional perturbe o sossego ou coloque em risco a segurança dos outros moradores, ela deverá ser proibida. Para saber se você pode ou não exercer a atividade profissional, leve em consideração:

  • que não pode ocorrer o desvio do uso residencial do prédio;
  • grande movimentação de pessoas ou funcionários que não residem no local;
  • máquinas que perturbem ou coloquem em risco os moradores;
  • folhetos e placas de anúncios sobre a atividade comercial exercida em área comum a todos os moradores.

Lei que proíbe comércio em condomínio residencial

A Lei que estabelece a proibição de atividade comercial em prédio residencial é a Lei 4.591/64, onde o Art.10 diz que é proibido alterar a finalidade do uso do prédio ou usá-la de forma perigosa ou prejudicial ao sossego e segurança dos outros moradores do condomínio. 

Um prédio residencial pode ser transformado em comercial?

Sim! É possível que um prédio residencial seja transformado em um prédio comercial. Esse processo é permitido por lei e a finalidade do prédio pode ser alterada, desde que todos os proprietários do condomínio concordem com essa mudança.

É importante sempre estar atento às regras do condomínio e ficar por dentro das leis sobre os seus direitos e deveres, para que não haja nenhum desconforto, multas e até mesmo processos judiciais por exercer ilegalmente a atividade comercial em prédio residencial.

Gostou de saber mais sobre atividade comercial em prédio residencial? Leia também nossos outros artigos sobre o assunto!