Como cuidar do seu pet em apartamento

Publicado em 14/10/2022
Como cuidar do seu pet em apartamento

Seja um cachorrinho, um gatinho ou outro bichinho fofinho, são tantos “inhos” que a fofura começa a se espalhar por esse texto. Muitas são as pessoas que amam os animaizinhos de estimação. Alguns adotam eles como membros da família, chamam de filhos e tratam com todo o luxo e regalias possíveis. Mas, você sabe como cuidar do seu pet em apartamento? 

Agora, você vai entender os melhores hábitos a serem adotados, o que diz a lei sobre o assunto e outras dicas importantes para uma boa qualidade de vida sua, do seu melhor amigo e também dos vizinhos.

Como cuidar de um pet em apartamento

Se você deseja ter ou se já possui um pet em apartamento e quer saber quais são os cuidados que devemos ter com os animais domésticos, separamos algumas orientações para você. 

Cuide do espaço do seu pet

A princípio, promova uma adaptação do espaço e separe um canto específico para ele ficar. Além disso, cuide para que ele não corra riscos de se machucar. 

Nos locais onde ele fica, ou se for no imóvel inteiro, é interessante observar vasos, mesas centrais e outros objetos que podem cair ou quebrar. Além disso, coloque móveis mais resistentes no seu espaço, como sofás e camas que demoram mais para estragar.

Promova atividades físicas

Não é só o ser humano que necessita estar em movimento e exercício físico. Os pets e demais animais também. Claro, cada um tem seu perfil, uns possuem biotipo mais adequado e outros não, mas o importante é evitar o sedentarismo animal. 

Por isso, estabeleça uma rotina de exercícios, isso vai deixá-los mais calmos e felizes com você.

Coloque telas nas janelas

Ninguém aqui quer que aconteça uma tragédia com o seu bichinho, certo? Ainda mais se ele for daqueles sapecas que gostam de brincar e pulam por toda parte. Então, coloque telas nas janelas para proteger o seu amigo.

Higiene, lugar para dormir e banheiro

Ao cuidar e organizar o espaço do seu pet, escolha um lugar para ele dormir e eduque o seu bichinho para que ele aprenda a descansar no cantinho dele. 

Além disso, mantenha o ambiente limpo para prevenção de doenças. Higienize os potes de água e ração a fim de manter fungos, vírus e bactérias longe do seu pet. 

Somado a isso, vamos combinar que seria terrível se o seu bichinho fizesse as necessidades fisiológicas no sofá da sala, por exemplo. Então, crie uma rotina e educação para que ele aprenda a atender ao chamado a natureza no local ideal.

Qual o melhor pet para criar em apartamento

Se você acha que apenas cachorro e gato são os pets para criar no seu apartamento, saiba que outros bichinhos são tão fofinhos que dá vontade de dar um nome e chamar de filho. 

Aqui, vamos sair um pouco do óbvio e selecionar alguns pets menos comuns que cães e gatos, como por exemplo:

  • Twister: um roedor divertido e inteligente.
  • Furão: sedoso, fofinho, sociável e carinhoso.
  • Hamster: encontrado em diversas famílias, é um pet de manutenção fácil e barata.
  • Peixes: exigem um cuidado muito especial, não importando a qual espécie pertençam. São excelentes companhias e ideais para quem deseja um bichinho mais silencioso.
  • Tartaruga: se você comprar uma para seu filho criança, ela vai acompanhá-lo por todas as etapas escolares, vai ver ele passar no vestibular e até pode estar vivo para vê-lo se casar. Algumas espécies de tartarugas possuem expectativa de vida de 30 anos.

Agora que você já sabe tudo sobre cuidado com os pets, vamos ver o que a lei diz sobre os bichinhos nos apartamentos?

Pode proibir pet em apartamento?

Não se pode proibir um pet em apartamento. Mas, existem algumas regras a serem adotadas, como:

  • O bichinho não pode atrapalhar nem colocar a vida de outros moradores em risco;
  • Cães dóceis que não são perigosos podem ficar sem focinheira;
  • Não se pode proibir visitantes de entrar no condomínio com os cães;
  • O condomínio não pode obrigar que o tutor do bichinho tenha que carregá-lo no colo, o que pode ser um problema para animais de grande porte;
  • Crianças pequenas não devem ser deixadas sozinhas nas áreas comuns do prédio com os pets;
  • O tutor tem o dever de limpar todas as sujeiras do pet nas áreas comuns do condomínio;
  • O dono do pet precisa cuidar para que barulhos, ruídos, latidos e até mesmo as unhas do bichinho não prejudiquem o bem-estar e a convivência de outros moradores.

Que tal conhecer alguns imóveis para alugar ou comprar com seu pet de estimação? Fale com a gente para saber mais informações!