Jardim externo: como decorar o seu?

Publicado em 09/11/2022
Jardim externo: como decorar o seu?

Você sabia que um jardim externo pode fazer grande diferença na decoração da sua casa? Isso porque, o verde da natureza traz uma nova estética ao seu lar, além de contribuir com o seu bem-estar e conforto. Até porque, quem não gosta de apreciar as maravilhas naturais?

Um jardim externo possibilita diversas criações no ambiente do seu lar, além de trazer várias vantagens. Ter esse contato com a natureza é fundamental para relaxar, principalmente quem mora em centros urbanos. Mas como montar um em casa?

A resposta dessa pergunta, você encontra aqui neste conteúdo da Brognoli. Ficou interessado? Então, acompanhe o artigo até o final e aprenda a como decorar o seu jardim externo. Vamos lá! 

Você pode ler também: como fazer compostagem você mesmo!

Dicas para decorar um jardim externo

Quem busca um cantinho ideal para relaxar e aproveitar o ar puro da natureza, um jardim externo é a solução perfeita. Isso porque, ele proporciona beleza, tranquilidade e qualidade de vida ao ambiente de casa.

Porém, é necessário ter atenção na hora de começar a decoração desse espaço. Existem alguns pontos que precisam ser considerados, como iluminação e plantas adequadas, além de outros aspectos. Dessa forma, você consegue proporcionar o bem-estar que tanto deseja.

Monte um planejamento para o jardim externo

Para garantir o sucesso de algo, é fundamental criar um planejamento, e um jardim externo não é diferente. Essa é a etapa que você vai organizar todo o ambiente no papel, como: o espaço que será usado, os vasos, entre outros objetos. 

Neste momento, você pode abusar da criatividade, principalmente quando for definir o tamanho do ambiente. Dessa forma, você consegue montar um jardim externo sofisticado, agradável e confortável no seu lar. Por isso, o planejamento é uma das principais etapas para dar início ao projeto.

Atente-se à organização do jardim externo

Um dos pontos mais importantes que devem ser considerados é a organização do jardim externo. Isso porque, é neste momento que você irá delimitar as áreas do plantio, além dos corredores de circulação. 

E para definir esses passeios, invista em pedrinhas, elas vão dar um charme ao seu jardim. Os decks também são ótimas opções, que vão transmitir uma sensação de amplitude e conforto.

Saiba que esses detalhes são fundamentais, pois ajudam na manutenção do jardim e no convívio com ele. Outra coisa que também pode ser definida nesta etapa, é a escolha do piso que será utilizado. 

Como é um ambiente externo, o ideal é optar por antiderrapante e drenante para o espaço. Assim, é possível garantir maior praticidade e segurança durante a circulação dos moradores e visitantes. 

Lembre-se, quanto mais seguro for o seu jardim externo, mais confortável e relaxante será a sua experiência nesse espaço. 

Aposte em móveis para área externa

E para deixar seu ambiente externo com mais personalidade, você pode investir nos mobiliários. Existem diversas opções de móveis ideais para esse ambiente, onde é possível aproveitar a sofisticação e o conforto. 

Porém, como identificar os mobiliários certos para uma área externa, que está suscetível a pegar sol e chuva? Para garantir uma decoração elegante e de qualidade, aposte em móveis feitos de:

  • acrílico;
  • alumínio; 
  • plástico;
  • fibras sintéticas;
  • ferro fundido
  • PVC.

Caso o jardim externo não tenha cobertura, você pode investir em móveis que sejam resistentes às chuvas. Aposte em mesas, cadeiras, espreguiçadeiras, poltronas, entre outros.  Dessa forma, é possível montar um lugar perfeito e bastante agradável a todos, trazendo a natureza para perto. 

Invista na iluminação do jardim externo

A iluminação também é um detalhe que não pode passar despercebido, ela proporciona mais sofisticação ao ambiente externo. Isso porque, com a luz certa, você consegue valorizar a suas plantas, além de proporcionar um ambiente de descanso. 

A dica é apostar em uma iluminação moderna, que traz mais personalidade à área do jardim. Lembre-se de destacar os pontos que você mais quer ressaltar no espaço, e as organize conforme a sua preferência. 

Quais plantas devem ter em um jardim externo?

Na hora de decorar o seu jardim externo, as plantas precisam ser escolhidas detalhadamente. Existem diversas espécies ideais para otimizar esse espaço, resistentes ao sol e à chuva. Quer saber quais são? Confia abaixo! 

  • Cactos e suculentas: além de serem as plantas preferidas dos paisagistas, elas são perfeitas para ambientes externos. Isso porque não precisam de muita água e podem ficar expostas ao sol por várias horas. 
  • Espada-de-São-Jorge: essa espécie é bastante resistente ao ambiente externo, por isso, é muito plantada em jardins, principalmente por aguentar clima frio e quente.
  • Moreia: essa espécie é perfeita para decorar um jardim externo, por produzir belas flores e ser bastante resistente, tanto ao calor como ao frio.
  • Babosa: a babosa faz parte da família das suculentas, ela é uma espécie resistente à luminosidade do sol, até mesmo nos dias mais frios. 
  • Dasilírio: a espécie é bastante popular entres os ambientes externos, pois complementa perfeitamente a decoração do jardim. Além disso, possui uma durabilidade maior, por ser uma planta que adora sol. 
  • Rosa do Deserto: é uma das mais belas plantas e se adapta tranquilamente a qualquer clima, principalmente nos secos.

Viu só? Não tem segredo na hora de montar o seu jardim externo, o importante é seguir as dicas certas para não cometer erros. No entanto, a essência do projeto é integrar conforto e tranquilidade ao ambiente do seu lar. Lembre-se que existem vários tipos de modelos para você aproveitar na sua casa.

Agora que você já sabe como montar um jardim externo, que tal aprender a organizar uma Horta na sacada do seu apartamento? Então clique aqui e venha conferir!