A hora de alugar um imóvel exige muita atenção, cuidado e vistoria de ambas as partes, afinal, tanto o locatário quanto o locador não querem ter que enfrentar problemas diante do novo contrato que será firmado.
Mas, o que fazer no caso de problemas estruturais do imóvel locado? Continue lendo e veja quais são as ações que devem ser tomadas, os cuidados precisos e muito mais.
Está enfrentando problemas estruturais no imóvel que alugou e não sabe o que fazer?
Primeiramente, é preciso saber que é responsabilidade do locador de arrumar ou tomar as decisões do reparo da questão, o que está assegurado pela Lei do Inquilinato.
Vale a pena reiterar que o locatário só deverá arrumar danos quando comprovados que são causas dele mesmo.
Quando sabe-se de algum problema no imóvel, é preciso comunicar o dono do local o quanto antes, caso contrário, estará assumindo os riscos diante da questão verificada.
Depois do comunicado, o responsável possui o tempo de 10 dias para aplicar uma resolução, do contrário, o locatário tem o direito ao abatimento proporcional no valor do aluguel pelo tempo ultrapassado.
Em casos extremos, se a questão perdurar mais de 30 dias, é possível rescindir o contrato sem a aplicação de multa.
Por isso, se você está passando por essa situação, é indicado guardar todos os comprovantes – desde conversas, recibos e tentativas de contato -, para que em casos extremos, possam ser usados a seu favor.
Mas, tenha cuidado! Existem casos em que a responsabilidade pode ser sim aplicada a quem está alugando o imóvel.
Um exemplo claro é quando há o furo de pregos ou de alterações na estrutura principal do espaço, sendo assim, responsabilidade do mesmo arcar com o material e demais problemas que podem ser ocasionados dessa ação.
Ademais, existem manutenções frequentes que devem ser executadas pelo atual morador, como é o caso do aquecimento a gás ou do ar condicionado, que demandam reparos periódicos e de quem está usando-o.
Mas, também pode recair sobre o próprio dono do espaço, especialmente entre uma locação e outra, sempre pensando no bem estar de quem será o novo morador do local.
Independente de qual seja o problema do imóvel, é importante que tenha-se cuidado e tentar resolver o problema ao máximo.
Por exemplo: se você está sofrendo com um vazamento em sua sala, é interessante tentar conversar com o vizinho em questão, sempre de maneira cordial.
Se maiores problemas surgirem, procure contatar o síndico ou responsável pelo local, assim, poderá ter uma assistência mais direcionada e certeira sobre a questão.
Em casos que não souber exatamente o que fazer, o mais indicado é entrar em contato com a sua imobiliária, assim, eles poderão te informar com muito mais clareza o que deve ser feito.
Ademais, ela pode ser uma ótima saída para resolver problemas mais “cabeludos”, servindo como mediadora de questões que demandam mais atenção, cuidado e envolvimento de terceiros.
De uma forma geral, vale a pena sempre tentar resolver os problemas por meios pacíficos e com a ajuda tanto da imobiliária, do dono do imóvel ou com o síndico.
Aqui na Brognoli você tem a assistência completa que precisar, desde o momento da escolha do imóvel, da vistoria do mesmo até na hora da necessidade de reparos.
Por isso, se está procurando imóvel em Florianópolis ou região, entre em contato com um de nossos especialistas e tenha a melhor experiência!