Como usar o FGTS na compra de um imóvel?

Publicado em 25/10/2022
Como usar o FGTS na compra de um imóvel?

Investir em uma casa ou apartamento próprio requer um pouco mais de atenção, principalmente na hora de tratar sobre valores. Existem diversas formas de adquirir um, você pode até mesmo usar o FGTS para comprar de um imóvel. Isso mesmo! 

Há muitas vantagens que o FGTS pode oferecer na hora de comprar uma propriedade. No entanto, é importante atentar-se a algumas regras que envolvem esse processo de investimento. Por isso, nós, da Brognoli, montamos esse conteúdo completo para falar sobre o assunto. 

Está pronto? Então, acompanhe a leitura até o final e conheça algumas informações indispensáveis para realizar seu sonho. Vamos lá?

Leia também:

Como financiar um imóvel? Guia completo!

O que é o FGTS?

O FGTS significa Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, é uma contribuição obrigatória para todos os trabalhadores de carteira assinada. Vale destacar que ele serve como um suporte financeiro, caso a pessoa seja demitida sem justa causa.  

Lembrando que valores são depositados automaticamente na Caixa Econômica Federal, através de uma conta aberta para esse fim. 

Quais são as vantagens de usar o FGTS na compra de um imóvel?

Saiba que dá para usar o FGTS de várias formas, por isso, ele é um grande aliado na hora de comprar um imóvel. O fundo oferece diversas vantagens aos compradores, isso porque, caso você não tenha o valor ideal para dar entrada na propriedade, é possível usá-lo. 

Outro benefício é que você pode usar o seu FGTS e ainda ganhar uma redução no valor que será financiado, caso não seja à vista. É possível também diminuir os valores das parcelas mensais, além da quantidade. No entanto, existem algumas condições que precisam ser cumpridas na hora de investir seu Fundo de Garantia no imóvel.  

Quem pode usar o FGTS para comprar um imóvel?

Qualquer pessoa pode realizar a compra do imóvel com o FGTS, desde que tenha trabalhado por três anos de carteira assinada. Além disso, ter contribuído com o fundo regularmente durante o período. Porém, é necessário ficar atento a outras regras, como: 

  • financiamento o imóvel na modalidade SFH;
  • ter idade mínima de 18 anos;
  • finalidade de moradia própria.

Uma informação importante é: só poderá usar o FGTS para comprar um imóvel o indivíduo que não tiver outro financiamento aberto. Isso porque, o comprador não pode ser dono de outra propriedade na região onde mora e em cidades próximas.

Tipos de imóveis que podem ser comprados com o FGTS?

Não é qualquer propriedade que você pode usar o FGTS, existem algumas restrições sobre isso. O importante é saber que o FGTS não pode ser sacado para comprar um imóvel comercial, o requisito principal é que sejam opções de moradia

  • Casas e apartamentos prontos para morar;
  • Imóveis na planta;
  • Terrenos: (essa opção só vale se você comprá-lo e fazer o financiamento para a construção da moradia).

Requisitos para usar o FGTS na compra 

Quando falamos em usar o FGTS, é necessário dar bastante atenção aos detalhes, como as condições para o uso. Isso porque, mesmo se você tiver a quantia ideal acumulada, pode correr o risco de não ser liberada devido à restrição dos requisitos. Lembrando que a propriedade também precisa seguir algumas regras. 

  • Vistoria do imóvel: antes de iniciar o processo, é necessária uma supervisão de um agente da Caixa Econômica Federal, para analisar as condições do imóvel;
  • Necessidades de moradia: o imóvel precisa suprir todas as condições de habitação da pessoa que deseja comprar;
  • Imóvel não pode ter sido financiado: outro fator importante é que a casa ou apartamento não podem ter sido financiado durante os últimos três anos, através do FGTS;
  • Localização precisa ser em área urbana: é importante que o imóvel esteja localizado em alguma cidade ou região metropolitana. 

Como usar o FGTS para financiar uma casa ou apartamento?

Consulte o saldo disponível

O primeiro passo para realizar o seu sonho é consultar o seu saldo disponível do FGTS. Verifique o valor da quantia acumulada em uma agência bancária da Caixa Econômica Federal. 

Crédito aprovado

Em seguida, após consultar o valor, fale com a atendente ou gerente bancário para providenciar a aprovação ou pré para o financiamento do imóvel. Lembre-se que esse é um dos passos principais no processo de compra com uso do FGTS.

Documentos necessários

Após realizado as dicas anteriores, reúna toda a documentação necessária para dar entrada no processo de financiamento do imóvel. 

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social original;
  • Última Declaração de Imposto de Renda (pessoas legalmente casadas ou união estável);
  • Documento de identificação com foto (RG ou CNH);
  • Extrato da conta vinculada ao FGTS.

Imóvel regularizado

Uma outra dica é buscar por profissionais especialistas para ajudar nesse processo, principalmente na procura do imóvel que atenda os requisitos. Aqui, é o momento de encontrar um imóvel regularizado. 

Informe o banco sobre o fechamento do negócio

É indispensável comunicar ao banco financiador sobre o fechamento do negócio, que será pago com FGTS. Isso porque, a instituição precisará dos dados do vendedor e do imóvel, além de realizar uma breve vistoria da propriedade. Vale ressaltar que pagamento será feito todo pelo próprio banco. 

Como a Brognoli pode ajudar no processo?

Usar o FGTS na compra de um imóvel pode ser um tanto complicado. Por conta de algumas exigências, é necessário dar bastante atenção para alguns detalhes. Com uma equipe de especialistas, você consegue poupar tempo e gastos desnecessários. Isso porque, uma imobiliária confiável oferece todo suporte necessário para cuidar da documentação, entre outras coisas. 

Nós, da Brognoli, temos um time de corretores capacitados que irão ajudar na procura de um imóvel regular, sempre preparados para solucionar dificuldades. Saiba que é possível realizar o seu sonho e usar o FGTS na compra do imóvel. Se você ficou com alguma dúvida, clique aqui e fale com um de nossos especialistas.