Córrego Grande: guia completo para conhecer o bairro

Publicado em 16/12/2022
Córrego Grande: guia completo para conhecer o bairro

O bairro de Córrego Grande, em Florianópolis, é o lugar perfeito para quem quer viver num lugar moderno e, ao mesmo tempo, conectado com a natureza. 

Isso porque, além de ter uma infraestrutura urbana completa, o bairro possui parques e uma área de reserva em que a Mata Atlântica está preservada.

Então quer saber se este é o lugar ideal para viver na Ilha de Santa Catarina? Se sim, aproveite para conferir este guia completo do Córrego Grande e tome a sua decisão!

Como o bairro de Córrego Grande surgiu em Florianópolis?

A origem do bairro data do século XIX quando os imigrantes açorianos que viviam próximos ao mar começaram a procurar novas terras. Nessa época, formou-se uma comunidade que vivia da agricultura de subsistência e pecuária.

Por conta da relativa distância para o centro da cidade, a comunidade do que hoje se conhece por Córrego Grande se organizou em freguesias, que permitiu a continuidade do povoado.

Com o passar dos tempos, organizou-se uma série de festividades católicas, muito ligadas à religião dos açorianos.

Foi a partir da década de 1960, com a criação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que a realidade do bairro começou a mudar. Ao longo dos anos foram surgindo mais comércios, prédios residenciais e estrutura de cidade, o que modificou a paisagem rural da região.

Em que parte de Floripa fica o bairro Córrego Grande?

Córrego Grande é um bairro de Florianópolis que fica dentro da Ilha de Santa Catarina. Ele faz divisa com os bairros de Pantanal, Trindade, Santa Mônica e Itacorubi. 

Em posição estratégica, o Córrego Grande possui esse nome em função das águas do córrego homônimo que cortam o bairro e depois deságuam no Rio Itacorubi.

Ademais, a região fica próxima ao centro da cidade, da SC 404 e da parte leste da ilha que leva à Lagoa da Conceição e praias como a Mole, Barra da Lagoa e Joaquina.

Outro ponto importante é que parte do campus da UFSC fica dentro do bairro, o que tornou a região interessante para a construção de imóveis e pontos de comércio como mercados, escolas, restaurantes, academias, entre outros.

Leia também:

O que fazer no bairro?

No bairro do Córrego Grande você pode encontrar muitos passeios para fazer em família ou com amigos e curtir o contato com a natureza.

Por ali, a Avenida João Pio Duarte Silva é o ponto de partida para quem quer conhecer mais o bairro. Só para ter uma ideia, é nela que se concentram os bares, restaurantes, academias, escolas de idiomas, lojas e mercados do bairro.

Parque Ecológico

Na avenida também está o Parque Ecológico do Córrego Grande, conhecido como Horto Municipal. Neste parque os visitantes podem caminhar por mais de 21 hectares de vegetação nativa, passear com a família e ainda voltar para casa com uma muda do horto, que distribui as árvores de forma gratuita.

Ainda no parque, fica a sede da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM), que atua na área de conscientização ecológica com cursos em escolas e oficinas sobre manejo de lixo e óleo de cozinha.

Cachoeira do Poção

Um pouco mais afastado do ‘centrinho’ do Córrego Grande está o Parque Municipal do Maciço da Costeira, que é super conhecido por ser o lugar em que está a Cachoeira do Poção.

Esta queda d’água é um verdadeiro refúgio natural, com vegetação nativa de Mata Atlântica e várias piscinas naturais (poções) que se formam no seu entorno. Além da possibilidade de tomar um banho na parte mais preservada do bairro, esse local possui ainda várias trilhas para quem adora uma aventura.

Outras atrações do bairro

Ainda para quem gosta de estar em contato com a natureza e desbravar uma boa trilha, existe a opção de fazer um percurso entre o bairro do Córrego Grande e o Canto da Lagoa da Conceição

Essa trilha sai da Subestação das Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC) e permite aos trilheiros conhecer mais da vegetação do lugar e chegar a um ponto incrível de Florianópolis.

Ademais, outra atração do bairro é o Parque Linear que acompanha parte do trajeto do Córrego Grande. Nesse espaço, há academias ao ar livre, pracinhas para as crianças e áreas para que os caminhantes descansem e desfrutem da paisagem.

Qual é a praia mais próxima do bairro?

Como o bairro do Córrego Grande não possui nenhuma praia, seus moradores precisam ir até outros bairros para tomar um banho de mar. Nesse sentido, vale a pena conferir a distância até algumas praias:

  • Lagoa da Conceição: 6,2 km
  • Praia Mole: 10,7 km
  • Praia da Joaquina: 11,5 km
  • Praia de Cacupé: 11,8 km
  • Praia dos Ingleses: 28,4 km
  • Praia do Campeche: 15,3 km

Como é viver no Córrego Grande?

Por conta da universidade, a vida de quem vive no Córrego Grande é cercada de estudantes e estrutura essencial para eles. Desse modo, o bairro possui boa cobertura de transporte público, o que facilita a locomoção.

Quem vive ali também desfruta de escolas, bares, padarias, restaurantes, mercados e outros comércios que reduzem a necessidade de ficar se deslocando pela cidade.

Além disso, o bairro preserva muita vegetação, principalmente perto dos parques municipais que já foram citados. Com isso, os moradores podem desfrutar do contato com a natureza enquanto tem acesso a tudo que a vida cosmopolita valoriza.

Sendo assim, se quer conhecer mais do bairro e conhecer alguns dos melhores imóveis para alugar ou comprar no Córrego Grande, nada melhor do que contar com uma imobiliária de confiança. Com mais de meio século de experiência, a Brognoli é uma imobiliária líder na Grande Florianópolis e que pode lhe ajudar na busca pela casa ideal.

Não deixe de conferir as opções de casas e apartamentos no Córrego e converse com um agente imobiliário para obter mais informações.

Leia também: