Cuidado com imóveis litorâneos: 7 dicas para manter tudo funcionando

Publicado em 17/10/2022
Cuidado com imóveis litorâneos: 7 dicas para manter tudo funcionando

Uma casa na praia, em que é possível sentir a brisa do mar, pode ser realmente encantadora para quem ama estar em contato com esse tipo de ambiente. No entanto, por ficarem, justamente, próximos ao oceano, é preciso ter cuidado redobrado com imóveis litorâneos.

Seja casa ou apartamento, seja para morar o ano inteiro ou somente para veraneio, uma casa no litoral exige mais atenção do que outras residências. Isso ocorre porque a maresia, a umidade e o calor característicos da praia potencializam o desgaste dos móveis, aberturas, utensílios e o que mais estiver dentro do imóvel.

Mas, antes que você desista do seu sonho de morar em uma cidade litorânea ou queira vender o seu imóvel, vale a pena ficar atento a alguns cuidados. Em suma, com ações simples, é possível manter a vida útil da sua casa à beira mar por muito mais tempo.

Quer saber quais são esses detalhes para deixar sua residência livre de problemas? Então confira, em seguida, 7 dicas para manter tudo funcionando como deveria.

Dicas para manter em dia o cuidado com imóveis litorâneos

Primeiro de tudo, para que o cuidado com os imóveis litorâneos seja realmente eficaz, entenda que precisam ser feitos o ano inteiro. Assim como uma casa ou apartamento em outros locais, as residências próximas ao mar requerem com itens como limpeza constante, dedetização, higienização de caixas d’água, entre outros.

Porém, para evitar que o imóvel se deteriore pela ação do tempo, principalmente dos ventos e da maresia, alguns detalhes merecem mais atenção neste tipo de casa. Nesse sentido, a proteção dos móveis, a escolha de materiais mais resistentes e a ventilação constante ajudam bastante.

Portanto, se você quer morar em uma cidade próxima ao mar ou tem uma casa de família em região litorânea, veja o que não pode faltar quando o assunto são os cuidados essenciais deste bem:

1- Caixa d’água

As caixas d’água podem ser foco de limo, fungos, bactérias e até mesmo habitat de insetos como baratas. Por conta disso, o cuidado com este item faz parte da manutenção de uma casa na praia.

Se o imóvel serve apenas para veraneio, então o problema pode ser ainda maior, afinal, a água que fica parada, perde o cloro e fica mais “interessante” para o desenvolvimento de culturas indesejadas.

Diante disso, para casas, o ideal é fazer a higienização periódica da caixa d’água. Para quem tem apartamento no litoral, em geral, os condomínios já possuem uma parte do orçamento destinada para a limpeza deste item.

2- Pragas

O clima de uma cidade litorânea costuma ser mais quente e úmido. Com isso, pragas como pernilongos, mosquitos, moscas e formigas, podem aparecer com mais frequência. Dessa maneira, o cuidado com a casa na praia envolve a dedetização periódica para que esses bichinhos indesejados não dominem o ambiente.

Além disso, você pode investir em telas de proteção contra insetos nas portas e janelas, desratização e cupinicidas. Todas essas medidas ajudam a manter o ambiente livre de pragas.

3- Maresia

Sem dúvida, a maresia é a grande vilã quando o assunto é como conservar seu imóvel da praia. Isso porque, o vento que vem do mar está carregado de sal, que adentra o imóvel e pode oxidar eletrodomésticos, portas, fechaduras, corrimãos, janelas e outros itens. Assim, a vida útil desses diminui bastante.

Para que a maresia não comprometa os imóveis litorâneos, o cuidado precisa ser redobrado. Nesse sentido, existem algumas ações que atenuam o problema:

  • Caso você passe muito tempo longe da casa de praia, sempre proteja os eletrodomésticos e móveis com capas de tecido. Para os sofás, por exemplo, essas capas podem ficar o ano inteiro, assim o estofado pega menos umidade.
  • Nos móveis de madeira, é interessante passar óleo de peroba ou lustra móveis pois estes produtos ajudam a proteger.
  • O verniz de marinheiro também funciona como um aliado na proteção da madeira, portanto, pode usá-lo em aberturas, mesas e outros itens;
  • Pinte as paredes com uma tinta especial e que seja mais resistente à ação da maresia. Com isso, você garante que a pintura desgaste com menor intensidade.
  • Dê preferência para portas e janelas de aço inoxidável, alumínio e vidro. Em geral, os dois primeiros não sofrem oxidação e o último demora mais para estragar, portanto, são ideais para as aberturas da casa litorânea, seja de veraneio ou não.

Leia também:

4- Mofo

Caso você não more no imóvel próximo ao mar, este fica fechado por muito tempo e sem circulação de ar. Por conta disso, pode haver acúmulo de mofo que é prejudicial para a saúde, principalmente para quem já sofre com problemas respiratórios.

Assim sendo, sempre que estiver na casa de férias, limpe os focos e mantenha as janelas e portas abertas, para que haja ventilação. E, se constatar alguma mancha de mofo, limpe com uma mistura de água e alvejante ou então, vinagre e bicarbonato de sódio.

Caso você more numa cidade litorânea, vale a pena manter o local arejado sempre que estiver em casa. Para isso, basta abrir as janelas e portas para que o ar entre e circule livremente.

5- Ácaros

Os ácaros são seres microscópicos mas que fazem um estrago danado nos imóveis litorâneos, por isso, todo cuidado é pouco neste caso. Da mesma forma que o mofo, os ácaros se instalam sobre superfícies e adoram lugares que permanecem fechados por muito tempo.

Dessa maneira, se a sua casa da praia fica longos períodos sem receber visitas, vale a pena manter itens como cobertores, roupas de casa e banho armazenadas em sacos à vácuo ou em sacos feitos de TNT. Além disso, deixar as portas dos armários abertas também auxilia na circulação de ar dentro desse espaço e diminui a ação dos ácaros.

Para quem vive próximo ao mar o ano inteiro, é mais fácil manter o ambiente livre de ácaros. No entanto, se a casa serve apenas para férias ou para locação, é interessante colocar no sol itens como travesseiros e cobertores. E, para lençóis e toalhas, a recomendação é lavar tudo no começo da temporada. 

6- Proteger os móveis e estofados

Pelo que já foi comentado até aqui, dá para perceber que o cuidado com móveis e estofados faz parte do dia-a-dia dos donos de imóveis litorâneos. Em virtude disso, estes merecem um destaque especial.

Em relação aos estofados, é importante mantê-los higienizados e ajuda muito usar produtos impermeabilizantes. Assim, fica mais difícil para a umidade entrar no tecido. Ademais, no caso de sofás e colchões, o uso de capas aumenta a durabilidade dos mesmos pois são uma cobertura a mais.

Para os móveis, faça a limpeza constante com panos umedecidos com água e sabão neutro. Depois de retirado o pó, passe um pano seco para que tudo fique limpo e sem gotículas de água. 

7- Ventilação

Por fim, um ponto super importante para casas em cidades no litoral diz respeito à ventilação. Devido às condições climáticas desses lugares, a umidade e o calor fazem com que residências que permanecem muito tempo fechadas acumulem mofo e ácaros, conforme dito anteriormente.

Para que isso não ocorra numa casa de veraneio, o ideal seria manter uma pessoa contratada para fazer, eventualmente, uma limpeza no local. Com isso, será possível abrir as janelas e deixar o ar se movimentar.

Agora, para quem vive o ano inteiro em um imóvel litorâneo, esse problema é menor, mas não significa que não possa existir. Assim, caso este seja o seu caso, opte por criar o hábito abrir as janelas todos os dias em que há sol para que o ar circule livremente.

Onde encontrar o melhor imóvel na praia?

Com toda certeza, quando os imóveis litorâneos recebem o devido cuidado, podem permanecer intactos por muito mais tempo. Então, se você sonha em ter sua própria casa próxima à praia, saiba que a Brognoli é uma imobiliária respeitada e que oferece boas opções em locais estratégicos em Florianópolis.

Em geral, a empresa possui casas e apartamentos disponíveis tanto na ilha quanto no continente, o que significa que você encontrará a opção que mais se adapta às suas necessidades. Por isso, vale a pena dar uma conferida no site da Brognoli, encontrar o imóvel perfeito e agendar uma visita.