Dicas para preservar fachada

Publicado em 23/01/2023
Dicas para preservar fachada

A fachada é o lado externo de qualquer construção, seja uma casa, edifício, galpão ou outra. Mais do que isso, ela representa a primeira imagem que uma pessoa tem ao chegar no lugar, como um cartão de visita. Por conta dessa importância, separamos algumas dicas para preservar a fachada que você pode colocar em prática.

Antes disso, vale lembrar que os cuidados com essa parte dos imóveis é de suma importância. Além de dar a cara para o prédio, também envolve questões estruturais, pois uma fachada mal cuidada pode mostrar que o lugar está mal conservado.

Quer aprender como conservar melhor a fachada da sua casa ou de algum outro prédio? Então siga conosco e descubra dicas importantes para manter tudo bonito e conectado com a energia do lugar.

Como decorar a fachada?

Primeiro, queremos dar algumas dicas de materiais para utilizar quando estiver projetando a fachada. Esse local é a primeira visão que qualquer visitante tem do imóvel, portanto, ele precisa estar em sintonia com o restante.

Imagine, por exemplo, uma casa de estilo rústico, com móveis e tijolos de demolição. Faria sentido se ela tivesse uma fachada moderna, cheia de metais e concreto queimado? Provavelmente não!

Para uma casa rústica, o ideal é apostar em pedras de tons terrosos, madeiras e, porque não, deixar parte dos tijolos à mostra.

A partir desse raciocínio, você pode pensar em como adicionar diferentes materiais à fachada da casa, prédio ou outro tipo de imóvel. Dentre os materiais mais utilizados temos:

  • Pedras com cores e tamanhos variados;
  • Aço corten: material que recebe uma camada de verniz oxidante e resiste bem ao tempo;
  • Porcelanato, que pode vir em peças pequenas ou grandes, acompanhando o estilo do prédio;
  • Madeira, que aparece tanto em brises quanto nas paredes como forma de sustentação;
  • Concreto: perfeito para casas com estilo industrial, esse material bruto tem aparecido também em outros projetos de paisagismo;
  • Tijolo: quando colocado de forma ordenada e bom acabamento, pode ser integrado à fachada;
  • Pinturas e texturas: diferentes tons de tinta podem compor o cartão de visitas do imóvel;
  • Pastilhas: elas podem servir para imitar tijolos e pedras, tem aplicação mais fácil e dão uma cara cheia de estilo para o lugar;
  • Vidro: peça chave em uma boa fachada pois permite a entrada de luz natural no imóvel.

Além desses materiais, a primeira vista da casa pode ser complementada com pontos de luz externos, para manter a iluminação quando não houver sol. Lembrando, claro, que é importante manter o paisagismo externo em sintonia com a fachada.

Dicas de como preservar a fachada de casas e prédios

O efeito do sol, chuva, vento e intempéries pode, com o tempo, deteriorar o paisagismo desta área. A fachada fica completamente exposta às condições climáticas da região e, por isso, preservar seus elementos é essencial para manter a estrutura em dia. 

Para te ajudar a conservar o cartão de visitas dos seus imóveis, queremos mostrar algumas dicas para que tudo se mantenha bonito por mais tempo, confira:

Usar materiais de qualidade

Como acabamos de mencionar, a fachada é um lugar que pega muito sol, sofre com as chuvas e ainda com a ação dos ventos. Por conta disso, é essencial usar materiais de qualidade na hora de fazer o paisagismo desta região do imóvel.

Para quem vai usar tinta, existem algumas que possuem proteção ultravioleta que ajuda a manter a cor viva ao longo do tempo. Outro tipo de tinta que pode ser usado são as laváveis, pois elas facilitam a limpeza quando necessária.

A ideia aqui para preservar a fachada é, com a ajuda de um arquiteto, escolher materiais que sejam duráveis e que exijam pouca manutenção. 

Leia também: Como tirar cheiro de tinta de casa

Limpar com frequência

A frequência com que você precisa fazer a limpeza da fachada varia de acordo com os materiais escolhidos. No entanto, é indispensável dar atenção para a higienização desse espaço.

Essa limpeza pode envolver retirar pó acumulado nos marcos e aberturas, limpar a calha de tempos em tempos para evitar transbordamentos e infiltrações, retirar ervas daninhas das floreiras, entre outras coisas.

Fazer a manutenção de tempos em tempos

Boa parte da preservação de uma fachada passa pela manutenção sazonal, ou sempre que houver uma necessidade. 

Você já chegou em um prédio e viu que tinha um vidro trincado, ou alguns porcelanatos faltando na fachada? Pois então, para preservar a fachada e mantê-la sempre impecável, é fundamental fazer a manutenção constante.

Aqui, vale tanto uma conservação preventiva, colando pastilhas e outros materiais que estiverem soltos quanto a manutenção de algo que eventualmente tenha quebrado.

Em casas próximas ao litoral, por exemplo, que sofrem com a ação da maresia, a fachada merece cuidados ainda mais especiais. Isso porque, ali, a ação do tempo pode prejudicar a pintura e outras estruturas do imóvel.

Leia também: Cuidado com imóveis litorâneos: 7 dicas para manter tudo funcionando

Realizar reparos assim que algo danifica

Dando continuidade à dica anterior, outro ponto importante para preservar a fachada de qualquer imóvel é fazer os reparos sempre que necessário. Nesse sentido, se uma pedra cair, se a tinta descascar ou se um vidro quebrar, não deixe o conserto para depois.

Ao fazer os reparos de forma ágil, você evita que a estrutura do prédio se deteriore. Além disso, os custos de pequenos ajustes são menores do que esperar acumular problemas para resolver tudo de uma vez.

Por que manter a fachada bonita?

Se você está se perguntando as razões para preservar a fachada, pois nem é uma parte da casa que você permanece por muito tempo, temos alguns motivos para te inspirar. 

Que a fachada é o cartão de visitas da casa você já sabe, mas, apesar de não ser tão frequentada, ela serve para apresentar o imóvel, dar a primeira cartada. Desse modo, manter tudo em dia nesse lugar ajuda a valorizar a propriedade.

Imagine uma situação em que você quer vender ou alugar um imóvel, porém, este está com a fachada cheia de manchas, com um vidro trincado, ou outros problemas que não foram consertados. As chances de alguém se interessar diminuem muito.

Além disso, para quem mora no espaço, ter uma fachada arrumada aumenta a sensação de bem estar quando chegar em casa. É muito melhor que a primeira vista seja de um lugar organizado e limpo!

Por fim, se você procura por um imóvel para alugar ou comprar com a garantia de que este possui uma fachada bem preservada, a Brognoli é a melhor imobiliária para te ajudar. Com uma gama enorme de casas, prédios comerciais e prédios residenciais, com certeza um deles é para você, confira no site todas as opções disponíveis!


Leia também:Feng Shui: o que é e como aplicar