Entenda o que é e como funciona o iRent

Publicado em 01/07/2022
Entenda o que é e como funciona o iRent

O iRent é um programa em parceria com a Brognoli Imobiliária que garante que seu imóvel se mantenha íntegro sem custo nenhum para você durante o período de contrato, ou seja, é ideal para pessoas que não têm muita experiência com o mercado imobiliário ou têm receio da propriedade ficar parada por muito tempo.

iRent é uma modalidade inovadora que a coloca a Brognoli Imobiliária como administradora do seu imóvel na Grande Florianópolis. A ideia desse modelo de moradia é criar espaços pensados para o compartilhamento, oferecendo uma solução de ponta a ponta tanto para proprietário, quanto para o locador.

 Se você possui um imóvel que tenha as características necessárias para ser transformado em um coliving, acesse a página do iRent da Brognoli e invista na sua propriedade!

O que significa a palavra coliving?

Coliving é a palavra em inglês usada para se referir a uma moradia compartilhada, e é exatamente isso que esse conceito propõe. Muito presente em países estrangeiros, o coliving vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil.

Quando falamos de moradia compartilhada, algumas pessoas podem pensar em cortiços, condomínios e repúblicas, mas o coliving vai além disso. Espaços de coliving são projetados e administrados por empresas especializadas em compartilhamento de moradias.

Alguns empreendimentos imobiliários já se inspiram no conceito de coliving para criar apartamentos pequenos com áreas em comum, como cozinha, lavanderia e até mesmo coworking.

Normalmente, quem opta por morar em um coliving busca economia, senso de comunidade e um estilo de vida mais sustentável.

Como funciona o aluguel compartilhado?

O aluguel de um coliving é feito diretamente com uma empresa ou imobiliária que ofereça esse tipo de moradia, diferentemente das repúblicas, por exemplo, que podem ser alugadas diretamente com o proprietário do imóvel.

Outras diferenças são que o valor do aluguel é fixo para todos, o imóvel já vem todo mobiliado, conta com Wi-Fi e rede de serviços como lavanderia e suporte técnico para qualquer problema que o imóvel apresente. 

Como funciona o cohousing?

Apesar de um pouco parecidos e de serem comumente confundidos, existe diferença entre coliving e cohousing. Enquanto no coliving todos moram na mesma casa, tendo quartos separados, banheiros e cozinha individuais, no cohousing é um pouco diferente.

No cohousing as pessoas moram em um mesmo terreno ou área, e cada morador possui a sua casa individual, mas compartilha espaços internos e externos como lavanderia, jardim, cozinha, áreas de lazer, entre outras.

Como montar uma moradia compartilhada?

Ao montar uma moradia compartilhada é preciso ter em mente que diversas pessoas irão morar naquele local e muitas vezes, nenhuma dessas pessoas se conheciam antes de dividirem a casa. 

Com isso em mente, o local precisa ser montado de um jeito que seja agradável, confortável e passe a sensação de lar para todos os moradores. As áreas comuns, que serão usufruídas por todos, precisam ser espaçosas e com móveis suficientes para todos.

Dependendo da quantidade de pessoas morando no mesmo imóvel, na cozinha, por exemplo, é necessário ter mais de uma geladeira. A quantidade de quartos também devem ser equivalente à quantidade de pessoas. 

Acima de tudo, é necessário manter o espírito de comunidade e harmonia com todos os moradores. E, no contrato, ter tudo muito bem detalhado para que não ocorra intrigas no momento em que alguém resolve se mudar.