Erros mais comuns ao contratar imobiliária

Publicado em 01/02/2023
Erros mais comuns ao contratar imobiliária

Quando iniciamos a busca de um novo imóvel, seja com o foco em moradia ou para iniciar um negócio, surgem diversos detalhes importantes que envolvem a escolha desse novo local. Precisamos levar em consideração desejos e necessidades que vão desde inclinações estéticas e design, até questões burocráticas, como: o contrato de aluguel ou venda, valor de aluguel, taxa de condomínio entre outros aspectos.

Nesse momento, é preciso ter cautela para escolher uma imobiliária que tenha bons profissionais que possam te ajudar nesse processo, que por si só, já é bastante trabalhoso. Para você não correr o risco de ter uma experiência ruim ou para não reviver algo nesse sentido, separamos alguns erros mais comuns ao contratar o serviço da imobiliária. Confira a seguir:

Escolher uma imobiliária sem experiência
Um aspecto muito importante ao escolher uma imobiliária é se atentar se a empresa tem experiência no mercado no qual você está procurando o seu imóvel. Se o seu foco for, encontrar um bom lugar para montar o seu negócio, espera-se que a imobiliária contratada tenha profissionais com um olhar aguçado para o seu mercado, além de muitos contatos com possíveis locatários.
Sem conhecimento da região
Um bom corretor precisa ter conhecimento da região na qual ele trabalha. Agora, imagine você precisando de mais informações sobre a localidade onde escolheu morar e o seu corretor não conseguir te explicar ou passar as informações necessárias, ou nem mesmo a imobiliária ter base o suficiente para te orientar nesse momento?

Para que isso não aconteça, tenha uma conversa com a empresa, com o corretor que irá te guiar nessa empreitada e veja se as informações que você está recebendo são suficientes e corretas. Caso sinta que as suas dúvidas a respeito da região e do imóvel não foram atendidas pelo corretor e sequer pela imobiliária, não dê continuidade com a sua busca ao lado dessa empresa.
Atendimento ruim
Para que haja um bom atendimento, é importante que a comunicação entre a imobiliária e você seja transparente. Preste atenção se o atendimento prestado pelo corretor é exclusivo, pensando nas suas necessidades e preferências.

Cada etapa dessa jornada que inicia com a busca por um imóvel, visitação, discussão de termos contratuais, vistoria e entrega das chaves deve ser composto por informações claras, que permitam que toda a negociação aconteça de maneira tranquila e sem mal entendidos.

Realizar pagamentos antecipados
Esse é um erro muito comum. Na ansiedade de garantir ou passar na frente na disputa por um imóvel, as pessoas acabam pagando algum tipo de taxa ou valor simbólico antecipadamente. Porém, essa é uma atitude arriscada, já que uma empresa de respeito do ramo imobiliário jamais irá exigir qualquer valor antes dos documentos estarem assinados ou sem o serviço estar finalizado.

A legislação diz que o correto é desembolsar alguma quantia somente quando as negociações estiverem devidamente concluídas. Antes disso, não. O que significa que qualquer pagamento antecipado, destinado a imobiliária, corretor ou ao locatário, é considerado ilegal.
A não formalização do contrato de serviço
Essa dica fala sobre a formalização do serviço prestado, ou seja, uma maneira eficiente de evitar transtornos com a imobiliária escolhida é exigir o contrato de serviço, no qual devem constar todas as informações sobre pagamentos, valores, direitos e deveres de ambas as partes, além de dados pessoais dos clientes e detalhes dos serviços que foram prestados.

A recomendação é ler com muita atenção antes de assinar. Se houver dúvidas, pergunte ao corretor ou imobiliária, pesquise sobre os seus direitos, mas não deixe de certificar-se de que todas as cláusulas foram entendidas, afinal, esse é o seu contrato com a imobiliária e ao assinar, significa que você concorda com as informações e exigências ali contidas.

Outra ferramenta que pode te ajudar:
Além dessas dicas, existe uma outra maneira de garantir que você está contratando os serviços de uma imobiliária séria e pode te auxiliar nesse processo: o CRECI, que significa Conselho Regional de Corretores de Imóveis. Este é um órgão que tem como objetivo fiscalizar e elaborar regras dentro do setor imobiliário e para o exercício da profissão.

Para que os corretores possam trabalhar legalmente na área, eles devem estar registrados neste conselho. Caso você precise de algum tipo de amparo jurídico ou deseje a garantia de um serviço com maior qualidade, faça essa verificação no CRECI e comprove se o profissional que está te atendendo possui esse cadastro.

Tenha uma boa experiência
A escolha de um imóvel envolve muitas etapas, não só para você que deseja alugar, mas se o foco também é comprar ou colocar o seu patrimônio à venda.Ter a participação e auxílio de profissionais comprometidos e empresas sérias é de extrema importância.

Com essas dicas, você pode evitar alguns dos erros mais comuns e conseguirá evitar outras preocupações no futuro. Aproveite cada etapa e faça tudo com calma e atenção e se estiver buscando um serviço imobiliário de qualidade, clique aqui e converse com um dos especialistas da Brognoli. Ficaremos felizes em te ajudar a encontrar o imóvel ideal.