Feng Shui: o que é e como aplicar

Publicado em 17/11/2022
Feng Shui: o que é e como aplicar

A casa em que moramos precisa ser um ambiente tranquilo e acolhedor. Nesse sentido, o Feng Shui, uma milenar arte chinesa, ajuda a manter seu lar equilibrado, estiloso e com as energias renovadas.

Quer aprender mais sobre essa arte e como você pode colocá-la em prática dentro da sua casa ou apartamento? Então veja, em seguida, as melhores dicas para não errar na hora de montar um lar próspero e com boas energias.

O que é Feng Shui?

O Feng Shui é uma arte e ciência que teve origem na China há milhares de anos e que visa organizar e harmonizar os ambientes. Pela junção de vento (Feng) e água (Shui) essa arte acredita que a maneira como os espaços são organizados determinam os sentimentos e destinos que quem ali habita.

Para isso, o Feng Shui promove a união dos 5 elementos chineses (água, madeira, fogo, terra e metal) com a energia vital (Chi) do imóvel para buscar pelo equilíbrio interno dos ambientes. 

Como aplicar o Feng Shui na casa?

Para aplicar o Feng Shui em casa, você precisa levar em consideração a combinação de cores, a disposição e formato dos móveis, a decoração e ainda a organização do lar. As orientações para isso são ditadas pelo Baguá, que funciona como uma espécie de mapa para guiar o trabalho com os Chis dentro do lar.

Em suma, o Baguá é composto por 8 lados (Guás) em que cada um tem cor, elemento e forma própria e, para unir todos, há um nono Guá, o da saúde, que é o centro de tudo. Assim sendo, é possível espelhar o mapa do Baguá na planta baixa da casa e deixar que cada cômodo reflita suas energias.

Conheça os lados e cores dessa bússola para o lar:

  • Sucesso (vermelho);
  • Relacionamento (rosa);
  • Criatividade (branco);
  • Amigos (cinza);
  • Trabalho (preto e azul escuro);
  • Espiritualidade (azul);
  • Família (verde);
  • Prosperidade (roxo);
  • Saúde (amarelo e laranja).

Para que o trabalho de espelhamento seja bem aplicado dentro de casa, é interessante contratar um profissional que conheça muito sobre o assunto. Mas, também é possível aplicar algumas pequenas dicas que ajudam a melhorar o bem estar e carregar a casa com energias positivas. 

Veja como colocar o Feng Shui para dentro de casa de acordo com o cômodo:

Hall de entrada

Para a entrada de casa, o equilíbrio pode ser garantido com um ambiente bem ventilado e iluminado, para receber bem todos que chegam. A iluminação natural sempre funcionará melhor (isso vale para os outros cômodos também). No entanto, se não for possível, vale a pena colocar pontos de luz clara e amigável.

Além disso, ter plantas e uma fonte de água podem agregar a sensação de saúde e prosperidade para o ambiente e, assim, compor o Feng Shui perfeito.

Leia também:

Sala de estar

O Feng Shui para a sala de estar passa por escolher posicionar os móveis em direção à porta de entrada deste cômodo. Estes móveis podem ser colocados em forma de U ou L, para que aumente a sensação de receptividade e conforto.

Ter elementos curvos e arredondados também é uma ótima pedida. Isso porque, conforme crê o Feng Shui, os objetos interferem nas energias da casa e, ao colocar móveis arredondados, o Chi circula mais livremente.

Sala de jantar

A sala de jantar ou o ambiente em que a família faz as refeições é o ponto de encontro de todos. Portanto, é interessante torná-lo acolhedor com decorações mais leves, que não carreguem tanto na cor vermelha e investindo em plantas para dentro de casa.

Outra ideia interessante, caso o cômodo seja pequeno, é adicionar um espelho perpendicular à mesa. Como o espelho reflete o ambiente, ele tem o poder de aumentar a sensação de espaço dando uma ideia de prosperidade.

Cozinha

Na cozinha, a arte do Feng Shui entende que deve-se manter os eletrodomésticos sempre limpos e organizados. Isso vale, especialmente, para o fogão e geladeira, que ajudam a preparar os alimentos.

Outro preceito diz respeito à localização dos móveis e eletrodomésticos dentro do espaço. Nesse sentido, se tiver a pia ao lado do fogão, por exemplo, é interessante ter um cristal entre um e outro para catalizar a energia e impedir que os elementos de fogo e água se misturem.

Quarto

O quarto é um dos ambientes mais íntimos e no qual passamos pelo menos um terço do dia. Por conta disso, ele merece uma atenção especial na hora de equilibrar as energias.

O Feng Shui preza pelo minimalismo e acredita que devemos ter apenas aquilo que é essencial dentro do quarto com a adição de pequenos detalhes para agregar mais conforto. 

Para tal, a cama é considerada um móvel em posição de comando (centro da atenção do espaço) e precisa estar em uma parede que não seja a da janela nem a que faz a conexão com o banheiro. Sobre ela também não é indicado colocar móveis, nichos e outros objetos que sejam muito pesados.

Além disso, a disposição das decorações (quadros, abajures, almofadas, etc.) deve ser sempre em pares, principalmente em ambientes habitados por casais. Esse cuidado mantém a harmonia do lugar.

Banheiro

Uma decoração que usa o Feng Shui entende que o banheiro está carregado de energias negativas. Isso ocorre porque é neste espaço que nos limpamos e fazemos nossas necessidades fisiológicas.

Assim sendo, para que o cômodo fique menos sobrecarregado, você pode fazer uma decoração mais clean e incluir alguns cristais e plantas para manter o equilíbrio. Ademais, manter a tampa do vaso sanitário e os ralos fechados também é uma maneira de descarregar o ambiente.

Por fim, lembre-se de sempre deixar a porta do cômodo fechada para que suas energias não emanem para o restante da casa.

Dicas extras para usar o Feng Shui em casa

O fluxo de energias é fundamental para o Feng Shui, afinal, esse preceito de origem chinesa acredita que ao manter o equilíbrio do lar, se mantém também o equilíbrio interior. 

Sendo assim, todos os espaços merecem cuidados constantes para que não haja excessos. Isso vale tanto para bagunças ou lares muito carregados, com decoração excessiva.

Confira mais algumas dicas para manter a energia vital da casa o mais positiva possível com o Feng Shui:

  • Sempre que entrar em casa, tire os sapatos para não trazer para dentro do lar as energias negativas e a sujeira da rua;
  • Mantenha os cômodos organizados, com as louças lavadas, almofadas arrumadas sobre o sofá, cama posta, entre outros detalhes;
  • Opte por alguns móveis arredondados que permitem que a energia circule livremente;
  • Invista em ambientes bem iluminados. As luzes agregam boas energias e tem grande poder energético. Caso seja possível, tenha sempre fonte de luz natural, mas, se não tiver como, as luzes claras ajudam a aliviar os espaços;
  • Aposte em decorar a casa com plantas pois elas são capazes de “sugar” um fluxo energético ruim, além de serem uma excelente forma de decorar.

Leia também:

Comece a aplicar o Feng Shui em um lar inspirador

A partir de todas as dicas que foram dadas, pode-se entender que não é difícil usar o Feng Shui para decorar a casa e manter um bom equilíbrio energético. Cuidando para manter a energia fluindo, deixando o lar arrumado e investindo em decorações simples e bonitas, sua residência pode ser seu templo de tranquilidade e boas energias.

E, caso entenda que precisa encontrar um espaço mais adequado para isso, a Brognoli é uma imobiliária que atua em toda a Grande Florianópolis e tem diversas opções para comprar ou alugar. 
Dessa maneira, comece uma nova relação com a sua casa em um espaço totalmente conectado com seu bem estar. Para isso, confira as novidades que a Brognoli divulga em seu