Guia do Bairro Estreito em Florianópolis: confira dicas únicas

Publicado em 26/02/2024
Guia do Bairro Estreito em Florianópolis: confira dicas únicas

Você já visitou o bairro Estreito, em Florianópolis? Confira esse guia exclusivo elaborado pela Brognoli Imóveis e descubra as melhores dicas de passeios, gastronomia e cultura local para desfrutar ao máximo dessa incrível região.

Explore o bairro Estreito e descobrir todos os segredos que ele guarda. Desde caminhar pelas suas ruas charmosas até desfrutar de refeições deliciosas em restaurantes renomados, no Estreito você terá uma experiência única em Florianópolis.

Localização e história do bairro Estreito

Situado em uma localização privilegiada, no centro da cidade, entre a parte continental e a Ilha de Santa Catarina, o Estreito oferece fácil acesso a diversas atrações e comodidades.

O bairro fica na parte continental da capital e faz divisa com bairros como Coqueiros, Capoeiras e Jardim Atlântico.

O Estreito fica próximo à Ponte Hercílio Luz, que conecta a parte continental de Florianópolis à ilha e, por isso, também é próximo do Centro de Florianópolis, a somente quatro quilômetros. O Estreito tem esse nome devido a sua posição geográfica, situado em uma área estreita entre o continente e a ilha de Florianópolis, próximo ao mar.

A história do bairro remonta aos tempos coloniais, quando o local foi estabelecido como uma área de passagem para os navegantes que atravessavam o Estreito de Santa Catarina. Com o passar dos anos, se tornou um ponto estratégico para o desenvolvimento da região, sendo berço de diversas comunidades. 

O bairro é conhecido por sua rica história e por sua importância para a cidade de Florianópolis. Ao longo dos anos, ele tem sido palco de importantes eventos e marcos históricos que contribuíram para a identidade cultural da região.

Principais atrações turísticas no bairro Estreito

Quando se trata de turismo, o bairro Estreito em Florianópolis tem muito a oferecer. Com uma variedade de atrações que encapsulam a beleza natural e a cultura vibrante da região, os visitantes têm a oportunidade de explorar e desfrutar de experiências únicas. Aqui estão algumas das principais atrações turísticas que você definitivamente deve incluir em seu itinerário.

Estádio Orlando Scarpelli

Para quem gosta de futebol e eventos musicais,o  Estádio Orlando Scarpelli, do clube Figueirense, é palco de muitos espetáculos e eventos culturais que acontecem rotineiramente na cidade de Florianópolis.

Para quem gosta de acompanhar o time ou mesmo grandes jogos das ligas do futebol brasileiro, chegar e sair do estádio do Figueira é muito fácil. Isto é, você estará perto de grandes oportunidades de eventos morando no Estreito.

Estádio Orlando Scarpelli

Estádio Orlando Scarpelli

Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho

Fundada em 1956, a Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho é uma excelente opção de cultura no bairro. A Biblioteca oferece mais de 30 mil títulos e ainda, depois da sua reestruturação, o espaço dispõe de acesso para pessoas com deficiência física e pessoas com mobilidade reduzida.

Bosque Pedro Medeiros

O Bosque Pedro Medeiros é uma ótima opção de lazer para quem gosta de praticar atividades ao ar livre, ou até mesmo contemplar a área verde, seja durante um passeio ou para descansar. O Bosque tem 18 mil m² e você pode fazer trilhas ecológicas no local e outras atividades relacionadas à natureza. 

Bosque Pedro Medeiros

Bosque Pedro Medeiros

Beira-mar continental

A Beira-mar continental é o grande atrativo do bairro Estreito. Com uma ótima estrutura e uma vista única de Florianópolis, a beira-mar tem ciclovia e pista de caminhada adaptada para deficientes visuais. O espaço também é muito procurado para prática de esportes e a realização de grandes eventos, como o Réveillon.

Beira-mar continental

Beira-mar continental

Ponte Hercílio Luz

Um dos cartões-postais mais icônicos de Floripa, a Ponte Hercílio Luz foi construída em 1926 e e recebe visitantes nos finais de semana. É possível observar a ponte do Mirante, localizado  na Avenida Beira-Mar Norte. 

A beleza arquitetônica da ponte e sua importância cultural e histórica fazem dela um local que vale a visita no bairro Estreito, seja a pé ou de bicicleta. 

Ponte Hercílio Luz

Ponte Hercílio Luz

Atividades ao ar livre no bairro Estreito

A região também é um lugar perfeito para os amantes de atividades ao ar livre. Com uma natureza exuberante e uma variedade de locais deslumbrantes para explorar, não faltam opções de entretenimento ao ar livre. Nesta seção, vamos destacar as melhores atividades disponíveis no bairro Estreito para que você possa aproveitar ao máximo sua visita.

Passeios de bicicleta

Andar de bicicleta é uma ótima maneira de explorar o bairro Estreito e suas belas paisagens. Alugue uma bicicleta e pedale pela Ciclovia Beira-Mar Continental, pois ela oferece uma vista deslumbrante da orla e conecta o Estreito a outras partes da cidade. Aproveite o passeio e pare para admirar as vistas panorâmicas e pontos turísticos ao longo do caminho.

Segurança

O bairro Estreito pode ser considerado um bairro muito seguro. As ruas do Estreito são geralmente bem iluminadas durante a noite e a presença de postes de luz estrategicamente posicionados e a iluminação das vias públicas aumentam a visibilidade e o senso de proteção, proporcionando um ambiente mais seguro para os moradores e vizinhos.

Portanto você chegou ao fim nosso guia do bairro Estreito em Florianópolis. E então, gostou do conteúdo? Esperamos que você esteja animado para explorar esse charmoso bairro, tendo em mente as dicas únicas que compartilhamos ao longo deste artigo. Aproveite tudo o que o bairro tem a oferecer!

Passeie pelas ruas encantadoras, visite a beira-mar continental e mergulhe na cultura local. O bairro Estreito é um lugar que oferece uma mistura perfeita entre tradição e modernidade, com opções de lazer para todos os gostos.