Investir em imóveis vale a pena? Confira dicas para comprar bem

Publicado em 14/07/2022
Investir em imóveis vale a pena? Confira dicas para comprar bem

Investir em imóveis é uma ótima forma de consolidar o seu patrimônio.

E também faz o seu dinheiro render, seja com o recebimento de aluguel ou com uma venda lá na frente, com o imóvel valorizado.

De uma forma ou de outra, o mercado imobiliário parece ser uma boa opção em qualquer momento, especialmente para o investidor de longo prazo. Afinal, historicamente é um setor que se recupera muito bem de crises econômicas.

Neste post, vamos trazer algumas informações e dicas para quem pensa em investir em imóveis.

Imóvel para morar ou investir?

Primeiramente, é preciso compreender muito bem que a jornada da compra de um imóvel para morar ou instalar um negócio é completamente diferente do processo de investir em um imóvel.

Ao comprar um imóvel para si, você deve pensar nas necessidades momentâneas e futuras da sua família ou do seu negócio.

Se hoje você é solteiro, mas em alguns anos pretende casar e ter filhos, um apartamento de um dormitório não vai satisfazer suas necessidades no longo prazo.

O mesmo vale para um negócio: para começar pequeno e crescer com calma, vale mais a pena alugar uma sala comercial pequena e comprar um imóvel apenas depois que a empresa estiver consolidada no mercado.

Já para quem procura um imóvel como investimento, as necessidades pessoais não importam, e sim as do mercado. Você vai procurar imóveis que, nos próximos anos e décadas, tendem a se valorizar e estar sempre ocupados por inquilinos.

Claro que nada impede de você encontrar um bom imóvel que preencha as duas categorias: sirva para o seu uso pessoal por um tempo e depois tenha um bom valor de revenda ou geração de aluguel.

O que recomendamos é que você comece a busca com uma noção clara dos seus objetivos e perspectivas futuras.

É vantagem investir em imóveis?

Feitas as considerações acima e supondo que seu objetivo principal é fazer o dinheiro render, surge a inevitável pergunta: vale a pena investir em um imóvel?

A resposta é sim, desde que essa aposta esteja alinhada com seus objetivos, perfil de investidor e estratégia de investimento.

Se você quer um investimento para ganhar muito dinheiro de um ano para o outro, por exemplo, o mercado imobiliário não é a melhor opção. Até porque a liquidez desse tipo de ativo não é alta.

Um dos contextos em que os imóveis são recomendados é para diversificar seus investimentos, o que dá maior segurança ao seu patrimônio. Afinal, os imóveis têm escritura e registro, não podem ser perdidos da noite para o dia, e seu preço não costuma ser tão volátil quanto o de outros ativos.

Além disso, existe uma grande chance de conseguir uma valorização acentuada no longo prazo, acima da média do mercado. Isso se você escolher bem o imóvel, é claro (veja algumas dicas no tópico seguinte).

Caso você compre um imóvel com bom potencial para atrair inquilinos, ganhará ainda uma boa renda passiva, tornando-o um ótimo investimento para quem quer viver de renda ou incrementar sua aposentadoria.

Como investir em imóveis?

No meio dos corretores, este é um clichê: a localização deve ser o principal critério na escolha de um imóvel.

E não é um clichê sem razão. Basta imaginar um apartamento lindo, em um ótimo prédio, mas em uma região que ninguém quer morar. Nessa situação, apenas um preço de comprar ou aluguel baixo atrairia interessados, o que torna o imóvel pouco interessante para quem o enxerga como um ativo.

Então observe a localização: a beleza do lugar, segurança, barulho e, principalmente, a proximidade de opções de serviço, comércio, lazer, emprego e instituições de ensino.

Aqui, vale um ponto de atenção: não aposte demais no desenvolvimento de uma região que hoje não tem muita coisa. Se essa zona de fato se desenvolver, o imóvel tende a valorizar muito, mas isso depende de muitas variáveis, o que representa um risco muito alto.

A próxima dica é para quem vai comprar um imóvel na planta. Nesse caso, o potencial de valorização é sempre maior, por conta do risco inerente ao fato de que o imóvel ainda não está pronto.

A dica aqui é minimizar esse risco procurando informações sobre a construtora. Confira fontes como Reclame Aqui e Procon, visite empreendimentos construídos pela empresa, converse com compradores de projetos concluídos e leia com atenção o contrato antes de assiná-lo.

Outra ótima dica para fazer um bom investimento é observar o conceito do imóvel, isto é, para qual público ele é destinado, qual oportunidade de mercado ele atende?

Um bom exemplo é um apartamento pequeno em empreendimento do tipo coliving nas imediações de uma grande universidade. É o tipo de imóvel perfeito para estudantes — um público que se renova, garantindo uma demanda constante, de modo que o imóvel estará sempre ocupado e gerando aluguel.

Por fim, avalie se o preço de venda está de acordo com o mercado. Investigue o preço de outros imóveis parecidos na região e compare o valor do metro quadrado.

Se for barato demais, tente descobrir os motivos. Pode haver a necessidade de uma grande reforma para que o imóvel se torne habitável, por exemplo. Nesse caso, é essencial estimar os custos das obras para decidir se o investimento vale a pena.

Ainda está pensando se investir em um imóvel é uma boa ideia?

Nossa dica final é pensar enquanto confere o portfólio de imóveis anunciados na Brognoli, imobiliária com mais de 60 anos de tradição na Grande Florianópolis.

Bons investimentos!