A decoração de um ambiente é a parte mais visual e que chama muito a atenção do imóvel. Com ela, é possível explorar a criatividade e deixar o lugar mais aconchegante e confortável. Você sabia que o tapete na decoração pode ser muito útil ou então atrapalhar o visual.
Assim, é preciso saber utilizá-lo da melhor maneira, pois então ele se torna uma peça fundamental para o projeto. O uso de tapetes em determinado cômodo pode ampliar ou reduzir espaço, trazer sensações e aguçar os sentidos.
Sem uma boa escolha do seu tapete, você não consegue explorar ao máximo os potenciais da sua casa ou apartamento. Vamos conhecer um pouco mais sobre este item de decoração? Confira nossas dicas logo a seguir.
O tapete na decoração é um item que serve de complemento. Mas, nem por isso deixa de ser importante para o projeto. Eles mudam o visual, são elegantes e aconchegantes. O conforto do seu espaço pode ser ainda maior se utilizar um tapete felpudo, por exemplo.
Ele é importante para locais de descanso, como quartos e a sala de televisão. Além disso, os tapetes são importantes para armazenar calor no ambiente, proteger os pisos e evitar riscos no chão.
Para combinar o tapete com a decoração, é preciso entender o local onde ele será colocado. Como já foi mencionado, os tapetes felpudos servem para locais de descanso e relaxamento.
No entanto, existem diversos outros modelos para você explorar na sua casa ou apartamento. Em lugares que não são para descanso, o ideal é usar um tapete com pelo menor e mais resistente.
Além disso, você pode combinar sua decoração com tapetes mais tradicionais, de cores neutras, aplicando um visual mais clássico. Mas, se você prefere tapetes em vários tons e com estampas, utilize-os com a intenção de colorir o local, pois eles são mais alegres e informais.
Outra dica é combinar as cores dos tapetes com as almofadas. Não se esqueça também de fazer uma composição harmoniosa entre tapetes e os móveis. Isso traz charme e beleza para o local.
E quando se deseja combinar mais de um tapete no mesmo ambiente? Então, a principal dica é utilizar peças da mesma família. Experimente alguns tapetes rústicos, como por exemplo:
É possível misturar as famílias, desde que a espessura seja a mesma. Ou seja, que a diferença de altura de pelo não seja tão discrepante.
Se o objetivo da sua decoração é combinar tapetes com fios mais brilhosos, mais chiques, então aposte nos modelos persas, egípcios, turcos ou com fios de seda.
Além dos tapetes rústicos e com fios brilhosos, existem ainda vários outros tipos de tapete na decoração de um imóvel, como por exemplo:
O que achou dos tipos de tapetes para sua decoração? Agora, é hora de escolher um imóvel para colocar todas essas peças. Vamos lá?