Como escolher a melhor tinta para pintar o seu imóvel

Publicado em 14/07/2022
Como escolher a melhor tinta para pintar o seu imóvel

Pintar as paredes é uma das melhores maneiras de renovar o visual da sua casa. É incrível a diferença que faz! Antes de pegar o pincel, porém, é preciso fazer uma pergunta muito importante: qual é a melhor tinta?

Quais tipos e cores são ideais para cada ambiente da casa? Como fazer essa escolha?

Tomada pela ansiedade de ver logo as paredes pintadas do jeito que imagina, muita gente negligencia esse planejamento. O resultado acaba sendo uma pintura que deixou a desejar.

Neste post, vamos apresentar algumas dicas para ajudar você a escolher as tintas ideais para a pintura residencial. Boa leitura!

Qual é a melhor tinta para parede interna?

Na procura pela melhor tinta para parede interna, você vai se deparar com várias categorias e subcategorias. Para simplificar, vamos falar sobre os dois grupos principais: o das tintas látex e o das tintas acrílicas.

As tintas látex, também chamadas de látex PVA, são solúveis em água e têm uma secagem rápida, característica importante para tintas usadas para pintar paredes internas.

Além disso, são fáceis de limpar em caso de respingos, não possuem cheiro tão forte e não são inflamáveis.

O acabamento da tinta látex é fosco, o que dá um aspecto mais sóbrio e discreto — e é melhor para esconder imperfeições da parede.

Já a tinta acrílica está disponível em acabamento fosco (ainda assim, menos fosco que a látex), acetinado (brilho médio) ou com brilho.

A tinta acrílica é mais cara que a látex, o que tem relação direta com o fato de ser mais durável.

Isso significa que a tinta acrílica é a melhor para se usar nas paredes internas? Não necessariamente.

Sua maior resistência tem a ver principalmente com a impermeabilidade, que é uma vantagem em áreas molhadas, como cozinha, banheiro e área de serviço, e também nas paredes externas, sujeitas à chuva.

Por isso, muita gente acaba optando pelas tintas acrílicas para as pinturas externas e pelas tintas látex nas paredes internas.

Tinta para parede de quarto

Está procurando uma tinta para pintar o quarto? Antes de escolher, reflita bastante sobre o que esse cômodo representa para você.

Enquanto a sala de estar é um lugar para reunir a família e receber visitas, o quarto é um aposento íntimo, que tem como principal função gerar uma sensação de conforto e relaxamento para quem o ocupa.

Por isso, no quarto não importa ter uma parede com a cor da moda, ou em uma tonalidade que chama a atenção e provoca elogios. A única coisa que importa é o seu bem-estar.

Como escolher a cor certa para o quarto?

Não existe uma fórmula mágica para escolher a cor da parede do quarto. Tudo depende da sua criatividade e preferências.

Entre as opções mais comuns estão os tons azulados e esverdeados, que transmitem uma sensação de relaxamento. Já o branco, cinza e bege dão mais leveza ao ambiente.

Enquanto a maioria tende a preferir as opções citadas acima, você pode querer algo completamente diferente e sentir atração por paredes com cores mais vivas, como o roxo ou laranja, que vibram energia.

Outra ideia é misturar essas sensações, pintando com cores diferentes parede, rodapé e acabamentos em gesso. Existe ainda a opção de fazer uma divisão horizontal e pintar a parede em duas cores.

Para aproveitar ainda mais as possibilidades da paleta, combine com as cores do mobiliário do quarto.

Como deixar o ambiente maior com pintura?

Quem sabe escolher a tinta certa para pintar as paredes internas do seu lar é capaz de praticar alguns “truques”.

O mais conhecido deles é criar a sensação de amplitude, isto é, fazer o ambiente parecer maior por conta das cores utilizadas na pintura das paredes.

No geral, cores mais claras e frias, como branco gelo, dão sensação de mais distância. A ilusão é ainda maior se o lugar inteiro for monocromático — ou seja, se o tom dos móveis do cômodo forem parecidos com o das paredes.

Há também algumas combinações que ajudam a obter efeitos específicos. Por exemplo, um teto pintado com cor mais clara que as paredes faz parecer que o espaço tem um pé direito mais alto.

E a decoração também ajuda. Há quem recomende móveis pequenos para ampliar o espaço, mas o efeito será o contrário do desejado se o aposento estiver cheio de objetos. Então, é melhor ter poucos móveis de maior tamanho do que muitos itens pequenos.

Gostou das nossas dicas sobre pintura residencial? Se o conteúdo foi útil, compartilhe o post com seus amigos nas redes sociais!