Conheça o Norte da Ilha de Florianópolis: o que fazer, restaurantes, praias e bares

Publicado em 14/07/2022
Conheça o Norte da Ilha de Florianópolis: o que fazer, restaurantes, praias e bares

O que não falta em Florianópolis são programas para se fazer. Repleta de praias belíssimas, restaurantes e bares, a Ilha da Magia é um dos destinos mais buscados por turistas. Com praias encantadoras e um local muito desenvolvido, o Norte da Ilha Florianópolis se tornou parada obrigatória para quem está na cidade. 

Sua gastronomia excelente e paisagem deslumbrante, o Norte da Ilha agrada a todos os gostos e idades. Existem opções para quem deseja descanso e tranquilidade, e também para quem procura algo mais badalado para se divertir. Ao longo do texto, você poderá acompanhar tudo sobre o Norte da Ilha Florianópolis. Veja!

Quais os bairros do Norte da Ilha de Florianópolis?

Desde bairros mais movimentados até os mais badalados, o norte da Ilha Florianópolis tem sido muito procurado para quem deseja se mudar para a cidade. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o norte da Ilha não é isolado e tem fácil acesso a outros pontos da cidade. Entre os bairros do norte da Ilha estão:

Cachoeira do Bom Jesus

O bairro ganhou esse nome devido a uma pequena cachoeira que nasce no morro de Bom Jesus. Localizado a 31 km do Centro de Florianópolis, ele fica entre os outros bairros Canasvieiras, Ingleses e Praia Brava. É uma ótima opção para quem deseja morar na capital catarinense, já que o seu custo benefício é bem menor comparado aos bairros que o cercam.

Cacupé

Com uma das melhores vistas do norte da ilha Florianópolis, Cacupé é um bairro perfeito para quem procura paz e tranquilidade. A região não conta com muitos restaurantes, mas atende bem aos moradores e turistas. Localizado a 13,6 km do Centro da cidade, ele conta com condomínios de alto padrão e casas residenciais.

Canasvieiras

Rodeado de hotéis, restaurantes, bares e lojas, o bairro atrai turistas durante o ano todo por conta da sua infraestrutura completa e sua belíssima praia. Ele fica localizado entre Jurerê e Cachoeira do Bom Jesus, há cerca de 25 km do Centro. Sua praia é uma das mais movimentadas na ilha, por isso, a vida noturna do bairro é bem ativa. Há diversos barzinhos com música ao vivo e boates para quem gosta de curtir a noite!

Daniela

Localizado em uma pequena península na região norte de Florianópolis, o bairro ganhou este nome em homenagem à neta de um famoso empresário local chamado João Prudêncio de Amorim. Assim como Jurerê, o bairro Daniela também foi planejado e seu comércio é direcionado somente às necessidades dos moradores.

Ingleses do Rio Vermelho

Mais conhecido por Ingleses, o bairro fica a uma distância de 32,9 km do Centro do norte da ilha Florianópolis. Comparando com os outros balneários da cidade catarinense, o bairro Ingleses é o que tem a maior população de moradores. Por ter um comércio muito desenvolvido e variado, traz facilidade e comodidade para os moradores e turistas que ficam nessa região. 

Jurerê Internacional

Além de ser um dos principais pontos turísticos do norte da ilha de Florianópolis, Jurerê Internacional é um dos mais agitados bairros residenciais luxuosos da cidade. A maravilhosa praia e suas residências de alto padrão chamam atenção dos turistas que visitam o local.

O que não falta em Jurerê Internacional são programas para quem gosta de música eletrônica, entre os mais populares estão os seus beach clubs de luxo, como o P12, Donna e Café de La Musique.

Jurerê Tradicional

Ao contrário da sua vizinha, o bairro Jurerê Tradicional é mais calmo, tranquilo e ideal para relaxar. Projetada pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, esse bairro do norte da ilha de Florianópolis possui casas de luxo mais tradicionais. Apesar de não existir nenhuma separação física entre Jurerê Tradicional e a Internacional, o ritmo dos lugares são bem diferentes. 

Ponta das Canas

Localizado a 34 km do centro da cidade, o bairro Ponta das Canas possui poucos estabelecimentos locais, apenas aqueles que suprem as necessidades dos residentes. O comércio está todo concentrado na principal via de acesso, a Avenida Luiz Boiteux Piazza.

Praia Brava

O bairro Praia Brava é pequeno e seu acesso é feito unicamente pela Avenida Epitácio Bittencourt. Possui condomínios verticais, casas e alguns hotéis e pousadas, mas sua infraestrutura é bem limitada. Embora o bairro esteja em constante crescimento, ele continua mantendo seu sossego e grandes áreas verdes.

Sambaqui

Localizado no norte da ilha, Sambaqui pertence ao Distrito de Santo Antônio de Lisboa. Pequeno e simples, a comunidade do bairro preserva suas tradições e arquitetura açoriana. É um local tranquilo, com diversas opções de restaurantes e bares ao longo da orla da praia.

Santo Antônio de Lisboa

Um dos bairros mais antigos da ilha de Florianópolis, Santo Antônio de Lisboa é um local pequeno, cheio de história e com bons restaurantes. Em um passeio no bairro, é comum você encontrar casas com arquitetura açoriana e ruas de pedra. A atração mais popular do local é o pôr do sol, que reúne turistas e moradores para contemplar o espetáculo.

Quais as praias do Norte da Ilha de Florianópolis?

A quantidade de praias em Florianópolis é um verdadeiro mistério: uns dizem que são 42 praias, outros afirmam que são mais de 100. São tantas opções, que o ideal é planejar cada detalhe da sua viagem para aproveitar ainda mais a Ilha da Magia! 

As praias do norte da ilha são famosas por esbanjar beleza e terem uma infraestrutura completa, rodeadas de hotéis e pousadas, restaurantes, bares e passeios turísticos, sendo destino de muitos turistas que visitam a cidade. As praias que contemplam o norte da ilha são:

  • Canasvieiras: com água cristalina e esverdeada, é considerada uma das melhores praias da Ilha da Magia. É sempre bem movimentada, especialmente em alta temporada;
  • Cachoeira do Bom Jesus: suas águas são calmas e sua areia firme, por isso, é comum encontrar pessoas praticando esportes;
  • Cacupé: a praia não é muito utilizada para banho, mas é um lugar agradável para passeios pela orla e para apreciar a bela vista;
  • Daniela: com uma vegetação que se estende para o mar, suas águas são calmas e mornas, ideal para crianças e idosos;
  • Ingleses: um destino muito movimentado, a praia possui grande extensão, sendo de um lado com água calma e, do outro, com ondas fortes;
  • Jurerê Tradicional e Internacional: sem dúvidas, uma das praias mais famosas da ilha, Jurerê conta com uma praia (separada apenas por nome Tradicional e Internacional) com mar calmo e pequena faixa de areia;
  • Lagoinha: praticamente sem ondas, a praia é considerada uma das mais bonitas do norte da ilha de Florianópolis. É um local calmo, perfeito para quem procura sossego;
  • Ponta das Canas: com água calma e areia limpa, é muito frequentada por quem tem crianças;
  • Praia Brava: por suas ondas serem fortes, é muito frequentada por surfistas. Em alta temporada, é um local bem movimentado;
  • Praia do Forte: local tranquilo, com belas paisagens e água morna, é perfeita para quem deseja relaxar;
  • Praia do Santinho: mar aberto, extensa faixa de areia e ondas fortes, é frequentemente procurada por surfistas;
  • Praia de Sambaqui: considerada um refúgio da vida agitada de Florianópolis, essa praia é repleta de beleza e tranquilidade;
  • Santo Antônio de Lisboa: com belíssimas paisagens, seu mar é calmo e sua areia tem cor mais escura.

Onde ir no norte da ilha?

Além das belíssimas praias que fazem parte do norte da ilha Florianópolis, essa região é uma das áreas mais agitadas da ilha, possuindo locais de passeios, restaurantes e lazer para todos os gostos e idades.

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa é um monumento que vale a pena visitar. Localizada entre as praias do Forte e Jurerê, possui muralhas de pedra em meio à uma linda paisagem. Segundo dados históricos, ela foi construída entre 1739 e 1745, e é uma ótimo passeio para quem gosta de história. 

O Museu Arqueológico ao Ar Livre também pode ser uma boa opção. Localizado na Praia do Santinho, a visitação é gratuita e conta com inscrições rupestres grafadas, possivelmente, há milhares de anos.Para os visitantes e residentes que procuram trilhas no norte da ilha, uma das mais famosas é a Trilha do Morro da Feiticeira, que faz a ligação entre a Praia Brava e a Praia dos Ingleses.

Se você gosta de passeios mais tranquilos e não tão radicais, existem bares e restaurantes no norte da Ilha para todas as preferências. Florianópolis é a maior produtora de ostras do Brasil, então será comum você encontrar esse prato. A Sequência de Camarão é outro prato bem típico da ilha, que são porções de camarões preparados nas mais diversas formas.

Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui possuem diversas lojinhas de artesanato e uma ótima gastronomia. Seus restaurantes têm melhores preços comparados a Jurerê, Daniela e Canasvieiras, além de uma paisagem linda.

Qual a distância do norte ao sul da ilha de Florianópolis?

A cidade possui mais de 500 mil habitantes e a distância entre o Norte e Sul da ilha de Florianópolis tem cerca de 54 km. Você poderá encontrar ônibus circulando em Floripa, mas eles são mais voltados aos residentes da cidade. Para ir da região Norte a Sul, por exemplo, seria necessário muitas baldeações. 

Taxi e Uber também são fáceis de encontrar, mas o custo para você ir de uma região a outra, é bem alto. Por isso, para você curtir e aproveitar cada pedacinho da Ilha da Magia, é indicado fazer a locação de um carro. 

Não restam dúvidas que o Norte da Ilha Florianópolis é um destino excelente tanto para passeio, quanto para moradia. As suas variadas praias, gastronomia e arquitetura, encantam todos aqueles que conhecem a cidade.

Está buscando um lugar para morar no Norte da Ilha de Florianópolis? Conheça as diversas opções de imóveis aqui na Brognoli!