Destaque Viver Bem Floripa>Bairros de Florianópolis

Queridinhos de Floripa: Bairro Trindade

Florianópolis é hoje uma capital cosmopolita. Em muitos lugares é mais comum encontrar gente de fora do que nascidos na capital catarinense. Mas mesmo antes desse boom migratório já havia na cidade um bairro com essa bossa: a Trindade.

O bairro Trindade já foi uma pacata localidade açoriana até a criação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 1960. De lá para cá, o campus da Trindade passou a receber estudantes de outras cidades, outros estados, outros países…e divou!

Um mundo de possibilidades no Bairro Trindade

A Trindade cresceu. Condomínios residenciais começaram a ser erguidos. Alguns abrigando mais de 1,5 mil moradores, como o Itambé, o maior deles, com 27 prédios e 405 apartamentos. Sim, bombou!

Fio condutor do comércio local, a Lauro Linhares, rua de 2,5 quilômetros que atravessa o bairro de norte a sul, passou a oferecer cada vez mais opções de produtos, serviços e lazer.

Hoje em dia o mais difícil é apontar o que não se encontra no bairro. Bancos, lojas, bares, restaurantes, material de construção, oficinas mecânicas, papelarias, laboratórios médicos, estúdios de yoga e pilates, academias de ginástica, pizzarias, cervejarias artesanais…

E não pára por aí: postos de gasolina, farmácias, lotéricas, cartório, mercados, peixarias, imobiliárias, sapataria, loja de aviamentos, de fotocópias, cafés, vidraçaria, loja de material elétrico, borracharia, centro de saúde e hospital.

E as opções de educação são excelentes, com escolas de idioma, colégios e faculdades, universidade, e uma infinidade de outros negócios. Ufa!

Gastronomia e lazer na Trindade

As alternativas para comer, beber e se divertir são bastante variadas. Há novidades relativamente recentes, como o Empório Goiano com seus produtos regionais e sabores exclusivos. Os empreendimentos há muito estabelecidos mantém a fama, como a pizzaria Yellows, o restaurante Capitão Goumert e as lanchonetes Xande e Quebra-Gelo. Também, os mercados Alternativo e União, a padaria Rainha do Pão de Queijo, a confeitaria Kuchenwelt, entre outros.

Há também lugares discretos que quem não conhece o bairro pode passar batido. É o caso da casa noturna General Lee, ambiente com ótimo som, bandas de rock e bom chope. Definitivamente não chama a atenção pela fachada, que, no caso, é a do prédio de escritórios Meridian Office, na rua Cônego Bernardo, 101. A entrada do bar fica no térreo, no lado direito do prédio.

Outro lugar especial e pouco notado é a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em frente ao Shopping Iguatemi. Construída em 1913 pelas irmãs da Divina Providência. É um pequeno oásis verde e tranquilo na muitas vezes engarrafada avenida Madre Benvenuta, onde se localiza.

O café e restaurante La Boheme é outro ponto ao mesmo tempo discreto e famoso do bairro. Descendo uma escada, entra-se no café e, alguns degraus mais abaixo, no restaurante, que oferece um dos melhores buffets a quilo da cidade. Deu água na boca só de escrever!

Já a grande demanda atual, um supermercado, deve ser sanada no ano que vem com a conclusão do Comercial São Francisco. O grande empreendimento é localizado na praça Santos Dumont, ao lado da Igreja da Trindade, incluindo também lojas e escritórios. Ele vai formar um trio de prédios comerciais e executivos com os vizinhos Max e Flora Center e Shopping Trindade, que também ficam no entorno da praça.

E aí? Dá vontade de mudar hoje mesmo pra Trindade, não é mesmo? Partiu!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *