Dicas para montar um jardim pequeno no quintal

Publicado em 06/07/2022
Dicas para montar um jardim pequeno no quintal

Mesmo em uma área externa reduzida, que só permite a criação de um jardim pequeno, com dedicação e um pouco de criatividade você pode dar outra cara à sua casa.

Por definição, um jardim tem uma função ornamental. Isso quer dizer que ele não é uma simples área externa, e sim um lugar feito para agradar os sentidos, servindo como local de lazer e contemplação, geralmente repleto de flores, plantas e árvores.

É isso que o diferencia de um quintal, que é o nome do terreno de fundos ou da lateral da casa, seja qual for o uso que se faz dele. Se a área tem chão de concreto, uma churrasqueira e nada mais, você a chamaria de jardim?

Esse espaço, porém, pode ser trabalhado e transformado em um jardim com as dicas que apresentamos a seguir!

Como fazer um jardim pequeno no quintal?

Não existe uma fórmula certa para fazer um jardim, porque cada quintal tem as suas particularidades. Sem contar que a configuração do lugar vai depender muito da preferência e costumes das pessoas que vão frequentá-lo.

Recomendamos que, no processo de criação do jardim, você considere os seguintes aspectos.

Escolha das plantas

Um jardim que se preze precisa de bastante verde e, quem sabe, do colorido das flores. Mas existe uma infinidade de espécies, cada qual com sua característica. Como escolher as plantas que vão compor o seu jardim?

Nossa dica é visitar uma boa floricultura na sua região e estudar as opções, considerando os seguintes aspectos:

  • Tamanho: como estamos falando de um jardim pequeno, plantas grandes demais podem não ser a melhor opção;
  • Facilidade para cuidar: se você não tem muito tempo ou paciência para cuidar das plantas, dê preferência às plantas que dão menos trabalho;

Consulte o atendente para saber o quanto determinada planta vai crescer e qual o trabalho que ela vai dar. A partir daí, escolha as mais bonitas de acordo com a sua preferência.

Leve em conta também o perfil de uso: se você gosta de chás ou de cozinhar, uma excelente ideia é ter vasos com ervas e temperos, que costumam ser baratos e fáceis de cuidar.

Se for possível, considere também plantar grama no seu quintal, um recurso que dá uma cara totalmente nova ao local.

Planeje o espaço

A partir das possibilidades que você identificou na floricultura, deixe seu lado arquiteto/paisagista florescer, olhe para o seu quintal e planeje como ele vai ficar em termos de organização e visual.

Para muita gente, é difícil criar um ambiente planejado e harmônico na cabeça. Se esse é o seu caso, busque inspiração na internet, procurando por fotos de jardins pequenos. Observe também os jardins de pessoas conhecidas para ter ideias e peça dicas.

Uma ótima dica para superar a limitação do espaço é criar hortas verticais — com vasos presos no muro ou parede — e vasos de plantas e flores pendurados em ganchos.

Pense na manutenção

Como dito antes, o ideal é que você já pense no trabalho para manter o quintal no processo de escolha das plantas que irão compor o jardim.

Para o mínimo de trabalho, você pode optar pela grama sintética e plantas artificiais, que não são a mesma coisa, mas simulam o visual de um jardim tradicional.

Nossa recomendação, porém, é encarar a tarefa de manutenção no jardim não como uma obrigação incômoda, e sim como uma terapia. Acredite: cuidar das plantas é uma das melhores atividades para relaxar e esquecer por um momento as preocupações cotidianas.

O que muda quando o jardim fica na frente da casa?

Quando falamos em transformar um quintal em um jardim, a ideia que passamos é de um espaço disponível nos fundos da casa.

E se o espaço fica na frente? Muda alguma coisa?

Muda um pouquinho, sim. Primeiro, porque o jardim compõe a fachada da casa para quem a vê da rua — caso ela não tenha um muro alto e fechado.

Segundo, porque, para quem recebe uma visita, o jardim na frente da casa faz parte da experiência de chegada, enquanto o jardim no quintal é introduzido ao visitante em um segundo momento.

Dessa forma, o jardim na frente costuma pedir um apelo mais visual para valorizar o imóvel, enquanto no quintal a prioridade é criar um ambiente confortável, de paz e relaxamento para os moradores.

Casas à venda e para alugar na Grande Florianópolis

Está procurando uma casa com quintal para montar seu jardim na Grande Florianópolis?

Você vai encontrar o imóvel perfeito na Brognoli Imobiliária, uma empresa com mais de 60 anos de atuação na região.

Confira as melhores casas para comprar e alugar em Florianópolis e entorno!