Dicas

Jardim no quintal: veja aqui como fazer o seu!

Um dos maiores sonhos e desejos é obter um jardim no quintal, para aproveitar o maior contato com a natureza e harmonia – seja em um espaço maior ou reduzido.

Mas, como começa? Veja aqui algumas dicas de como fazer um jardim no quintal, indicações do que pode ser inserido nesse espaço e muito mais!

Jardim no quintal: como fazer o seu?

Primeiro, tudo isso dependerá da quantidade de espaço disponível e de quais são os objetivos ao cultivar novas plantas ou até mesmo árvores. Confira algumas opções abaixo:

Jardim cimentado

Para os quintais cimentados e sem nenhum pedaço de terra disponível, a melhor opção são os vasos de cerâmica ou de barro.

Assim, podem ser dispostos nas paredes, no chão ou até mesmo pendentes no teto.

É uma boa ideia colocar várias espécies de plantas, flores diferenciadas e inserir a personalidade dos moradores do espaço.

Jardim com pedras

Uma ideia que pode ser complementada nos jardins cimentados, o uso de pedras enfeita e dá um visual mais natural para o local.

Depois de cobrir o espaço desejado com as pedrinhas, comece a decoração local com os vasos conforme desejar, sejam eles menores, maiores, com cadeiras de balanço e até banquetinhas para aproveitar mais o local.

Jardim lateral ou suspenso

Não tem muito espaço ou mora em apartamento?

Isso não é um problema! O jardim lateral ou suspenso é a solução ideal para cultivar plantinhas e ainda assim não poluir o ambiente de sua casa.

Você pode inserir na parede decks de madeira, pendurar neles alguns vasos e até revestimentos diferenciados.

Aqui o que conta é a sua criatividade na hora de inovar!

Jardim com fontes

Ideia indicada para quem possui mais espaço em casa, o jardim com fonte pode ser uma ideia interessante para quem quer ter maior contato com a natureza.

Ao inserir uma fonte ou um laguinho, há a possibilidade de colocar peixes de diferentes espécies, caramujos e até refrescar os pés durante os dias mais quentes.

Jardim de inverno

Modelo adotado em locais mais frios ou com espaço reduzido, os jardins de inverno costumam ser acoplados à área interna da casa, à sala ou à lavanderia, por exemplo.

Para fazer o seu jardim de inverno basta ter criatividade, saber cultivar as espécies mais propícias para o ambiente, além de ter atenção à limpeza, principalmente pela proximidade dos outros cômodos da casa.

Caminho no jardim

Que tal fazer um caminho em seu jardim? Seja por meio de pedrinhas diferenciadas, blocos maiores, concretos em forma de pezinhos ou até mesmo em madeira, são muitas as opções!

Essa é uma ideia interessante para quem quer inserir mais personalidade ao ambiente, seja ele muito espaçoso ou reduzido.

Dicas de decoração

Plantas maiores

Confira abaixo quais são as espécies de plantas mais recomendadas para jardins que possuem mais disponibilidade de espaço:

  • Cactos: fáceis de cuidar e com baixa manutenção, os cactos são uma das espécies mais queridinhas para quem quer enfeitar ainda mais o seu quintal;
  • Árvore do viajante: com um aspecto único e folhagem expansiva, essa espécie ama o contato com o sol e calor extremo;
  • Bromélias: de fácil cultivo, as bromélias possuem cores e folhas únicas que enfeitam qualquer local em que são inseridas, além de que amam o calor e a umidade.

Plantas menores

  • Suculentas: ideais para quem tem pouco espaço e não quer se comprometer com muitos cuidados, as suculentas são encontradas em várias espécies e estilos;
  • Violeta: com cultivo simples, elas são são pequenas e fáceis de cultivar, além de sua beleza única que serve para decorar qualquer cantinho em que forem inseridas;
  • Begônias: ideais para climas quentes, costumam florescer o ano todo em várias colorações – amarelas, brancas, vermelhas e até rosadas.

Plantas para jardim de inverno

  • Peperômia: uma folhagem redonda e verde clara, ela é bem parecida com as samambaias. É indicada para vasos suspensos;
  • Flor de maio: uma planta que adora luz, ela é ideal para jardins de invernos com iluminação externa e sombra em alguns momentos do dia. É indicada para jardins verticais;
  • Zamioculca: resistente e com forte coloração verde, ela pode ser cultivada tanto em vasos quanto direto na terra, tudo vai depender do espaço disponível. É mais usada em ambientes fechados.

Agora que você já sabe como montar o seu jardim ideal, não perca tempo e sinta-se mais feliz com esse contato mais íntimo e único com a natureza em sua própria casa!

Invista na iluminação

Muitos jardins possuem um charme único pela iluminação muito bem elaborada introduzida, principalmente pela valorização do paisagismo.

Usar spots no chão, luminárias pendentes ou até mesmo lâmpadas de led bem posicionadas são ótimas ideias para dar maior destaque ao espaço.

Reaproveite louças e outros artefatos da casa

Possui um prato quebrado que não sabe o que fazer? Uma tigela que era da sua tataravó mas que tem valor sentimental? Vários potes de conserva sem uso?

Que tal utilizá-los para enfeitar ainda mais o seu lindo jardim? Basta encontrar o local perfeito para posicioná-los e assim, investir em plantinhas e flores que caibam corretamente.

Compartilhar: