Saiba como alugar imóvel de forma segura

Publicado em 01/07/2022
Saiba como alugar imóvel de forma segura

A dúvida de muitos proprietários de imóvel na hora de uma mudança é o que fazer com o imóvel que ficará para trás: vender ou alugar? E se optar por alugar, como dar andamento a esse processo? Alugar por conta própria ou colocar o imóvel em uma imobiliária? Como saber se os inquilinos são confiáveis?

Essas e outras perguntas costumam rodear a cabeça de quem está nessa situação, e é sobre elas que iremos falar no post de hoje. Então, se você está em dúvida se deve ou não alugar seu imóvel, faça a leitura até o final para conhecer dicas valiosas de como melhorar esse processo!

Como alugar meu imóvel com segurança?

Existem alguns cuidados que precisam ser tomados tanto pelo proprietário do imóvel que está para locação quanto pelo inquilino em potencial. Por isso, para alugar um imóvel de forma segura é preciso ter muita paciência e se atentar a alguns fatores, como por exemplo:

A localização! Sim, a localização pode ser um fator determinante para a decisão de alugar um imóvel, principalmente do ponto de vista do inquilino. Por vezes, o imóvel em si pode ser exatamente do jeito que você sonhou, mas as redondezas nem tanto. É recomendado visitar o bairro em que o imóvel está localizado algumas vezes antes de assinar contrato, em dias e horários diferentes.

Isso para poder ver como é o clima do lugar, se é barulhento, perigoso, a faixa etária média dos vizinhos, se alaga em dias de chuva e assim por diante. É claro que só é possível ter certeza dessas coisas morando no lugar, mas ao visitar várias vezes é possível ter uma noção.

Por vezes, é comum que um imóvel tenha alguns “vícios ocultos”, ou seja, alguns problemas ou até mesmo “truques” que só o antigo morador conhece. Alguns desses vícios só são visíveis depois de algum tempo morando na propriedade e o ideal é que o proprietário seja honesto e transparente quanto a eles, mas nem sempre isso acontece. Sendo assim, conte com o suporte de uma imobiliária e faça uma vistoria no imóvel antes de se mudar.

Alugar direto com o proprietário pode parecer mais vantajoso a princípio, isso porque o dono do imóvel consegue oferecer alguns descontos. No entanto, o barato pode sair caro, principalmente se o acordo for feito sem um contrato escrito. Por isso, o melhor é sempre contar com um apoio profissional de uma imobiliária, como a Brognoli!

Como funciona o aluguel de um imóvel?

Para alugar um imóvel, o primeiro passo é fazer um contrato de locação que esteja dentro das normas estipuladas pela lei do inquilinato de 1991. Essa lei exige que alguns aspectos estejam presentes em todos os contratos de locação. Sendo eles:

  • Quebra de contrato;
  • Ação de despejo;
  • Garantias do locatário e do locador;
  • Direitos e obrigações dos inquilinos e proprietários.

Em 2009 a legislação passou por algumas mudanças que flexibilizaram a quebra do contrato e garantia. Desse modo, agora existem quatro tipos de garantia, porém apenas um pode ser usado por contrato. São aceitos como garantia um imóvel como garantia, uma pessoa como fiadora, fazer a contratação de uma apólice de seguro ou criar um fundo de investimento autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários.

Dentre as obrigatoriedades que devem constar no contrato de locação estão:

  • Qualificação dos envolvidos: informações do locador e do locatário, ou seja, os dados pessoais ou das empresas;
  • Descrição dos bens: informações que especificam quais são os bens locados;
  • Tipo de locação e vigência: descrição de como os bens devem ser utilizados e por quanto tempo serão cedidos para aluguel;
  • Valores e condições de pagamento: prazos para pagamento do aluguel, as formas de pagamento, os montantes e os reajustes de aluguel;
  • Garantias: a forma que o locador terá para reaver os valores de aluguel em caso de inadimplência do locatário.

O contrato é indispensável para que todas as obrigações das partes envolvidas estejam claras, além de servir também como uma forma de evitar conflitos entre o locador e o locatário.

Como atrair bons inquilinos?

Existem algumas práticas que auxiliam na hora de atrair bons inquilinos. Em primeiro lugar, é importante fazer uma pesquisa sobre a pessoa interessada em alugar o seu imóvel, afinal é um bem seu que ficará nas mãos de outra pessoa por um certo período. Procure saber o máximo de informações possíveis, tanto pessoal quanto financeiramente.

Anuncie o imóvel nas melhores plataformas digitais sobre o assunto e invista bastante em formas de valorizar seu imóvel. Quanto mais valorizado, melhor será o público interessado. A plataforma Beupse é uma ótima aliada quando o assunto é valorização imobiliária, com ela é possível ver todas as melhorias que você pode realizar no seu imóvel! Fique atento no nosso blog que em breve teremos um conteúdo exclusivo sobre como valorizar o imóvel, não perca.