Aluguel de salas por dia ou por horas: entenda como funciona!

Publicado em 19/07/2022
Aluguel de salas por dia ou por horas: entenda como funciona!

Montar uma sala comercial e garantir uma boa localização, custos com manutenção, além da burocracia para locação do imóvel, podem ser um grande problema para quem está começando o seu negócio por causa desse investimento alto. Isso acaba gerando desconforto para quem precisa marcar reuniões importantes com clientes, já que nem sempre é viável marcar em um café ou restaurante.

O aluguel de salas por dia surgiu para facilitar isso! Sabemos também o quanto é difícil manter o foco quando estamos em home office, diversas distrações em casa fazem com que o trabalho não seja tão produtivo. Por isso, essas salas também são muito utilizadas por pessoas que desejam um escritório fora de casa.

Empresas disponibilizam escritórios e salas compartilhados para que você utilize quando for necessário, pagando apenas o proporcional usado. Confira o texto a seguir e entenda como funciona o aluguel de salas por hora ou dia!

Como funciona o aluguel de sala por dia?

O aluguel de sala coworking pode ser feito por horas, diário, mensal ou até mesmo anual. Os escritórios compartilhados são os mais procurados em empresas de coworking. Formado por uma mesa grande e várias cadeiras, você escolhe o seu lugar para trabalhar — mas o lugar não é fixo.

As salas de reuniões são espaços maiores que comportam mais pessoas e que precisam ser reservadas com antecedência. Já as salas privativas, são indicadas para pessoas e equipes que desejam maior privacidade na hora do trabalho.

Nesses espaços, é comum você encontrar uma recepção, mesas, cadeiras ergonômicas, pontos de energia, iluminação, ar condicionado e internet. Também possuem copas compartilhadas para almoço e café, com geladeira e micro-ondas.

O coworking é uma boa pedida para autônomos e freelancers que desejam ter a estrutura de uma sala comercial, mas sem burocracia e alto investimento. Outras vantagens que também podem ser incluídas são:

  • boa localização;
  • sem custos fixos como água, energia e internet;
  • diversos tamanhos de salas;
  • você quem faz sua rotina e horário;
  • networking com outros profissionais;
  • maior credibilidade com os clientes.

Como alugar uma sala por hora?

O processo para contratar o aluguel de sala por hora é bem simples, basta você procurar em sua cidade uma empresa que disponibilize esse tipo de serviço. Não é preciso assinar contratos, fiador, contratar seguro fiança ou comprovar renda.

Normalmente, os planos oferecidos são bem flexíveis e de acordo com a sua necessidade. Você pode, por exemplo, pagar o aluguel de sala de reunião por hora, apenas para uma reunião importante que merece maior privacidade.

Quanto custa o aluguel de uma sala coworking?

Comparado a uma sala comercial tradicional, o custo de um aluguel de sala coworking é bem mais acessível. Além disso, você economiza com os gastos fixos de água, luz, limpeza, recepção e internet. O valor de uma sala pode variar conforme o plano, capacidade do espaço escolhido e a região em que ele está localizado. 

Em média, é possível encontrar mesas compartilhadas a partir de R$25 por hora, enquanto as salas privativas e de reuniões costumam ter um preço mais elevado. O pagamento é feito sempre antecipadamente, no valor do plano escolhido. A partir do momento em que você efetua o pagamento do aluguel de sala por hora ou dia, você pode utilizá-la.

Como sublocar uma sala?

A sublocação é uma modalidade em que o locatário aluga um cômodo de um imóvel ou sala comercial a terceiros. Essa prática é autorizada por lei e pode ser realizada desde que o proprietário do imóvel esteja de acordo e o aluguel da sublocação não exceda o valor da locação, segundo a Lei do Inquilinato.

É fato concluir que o aluguel de sala por dia ou horas facilita a vida de pequenas empresas, startups e freelancers. Essa modalidade de locação tem os mesmos benefícios que uma sala comercial traz, mas com baixo investimento. Até mesmo algumas empresas grandes têm aderido ao coworking e fazem o aluguel de salas privativas para os seus funcionários.
Gostou de saber como o aluguel de salas por dia funciona? Leia também nossos outros posts e saiba tudo sobre o mundo imobiliário!