Todo mundo deseja encontrar um lugar tranquilo e seguro para viver – e se esse lugar oferecer opções de lazer e proporcionar uma melhor qualidade de vida, melhor ainda! Morar em condomínio costuma ser a vontade de muitas pessoas que buscam por esses e outros fatores. Mas será que vale a pena?
Aqui no Brasil, a busca por imóveis em condomínios fechados aumenta a cada dia – isso porque muitos consideram esse tipo de moradia extremamente mais seguro do que as casas convencionais. E você? Está com dúvidas sobre morar em condomínio? Continue lendo pois nós vamos te ajudar!
Morar em condomínio tende a ser uma ótima opção para famílias que possuem crianças e que buscam por um dia a dia mais tranquilo, sem muitas preocupações relacionadas à segurança – isso pois, geralmente, os condomínios contam com profissionais especializados para manter os moradores e os ambientes seguros.
Além disso, a maioria dos condomínios tem diversas opções de lazer como piscina, espaços gourmet, academia, salão de festas e áreas livres para os moradores. Se por acaso, você tiver pouco espaço em casa, pode usufruir das áreas que o condomínio disponibiliza para receber amigos e familiares.
Mas claro, há regras que os moradores precisam seguir para manter o bom convívio e respeitar o tempo e o direito de cada um. Comumente, há horários específicos para que as áreas sejam utilizadas, e algumas até precisam de agendamento com antecedência.
Morar em condomínio também promove maior proximidade entre os vizinhos, e isso requer um pouco mais de cautela em relação ao barulho – inclusive, existe uma lei de silêncio em condomínios, para garantir que nenhum morador seja incomodado com excesso de ruído após determinados horários.
Não podemos esquecer de falar que em um condomínio, há um zelador e um síndico que são responsáveis por tudo o que acontece nele. É preciso sempre falar com eles para realizar mudanças, instalações de internet, telefone, e qualquer outra situação que envolva a vinda de estranhos para o condomínio.
Há pontos muito positivos de morar em condomínio – pontos que geralmente não temos acesso em moradias habituais. Quem busca por condomínio fechado, costuma buscar, principalmente, pelos serviços que ele oferece. Veja algumas vantagens:
Esse é o principal fator de quem pensa em morar em condomínio: segurança! Nesse tipo de ambiente, a administração do condomínio costuma investir em cercas elétricas, segurança especializada, portaria 24 horas, sistemas específicos de monitoramento, alarmes e inúmeros aparatos essenciais para manter a integridade de todos os condôminos.
Condomínios sempre oferecem áreas de lazer para que os moradores possam ter mais qualidade de vida e conforto. Antigamente, espaço para festas com churrasqueira era a área mais oferecida nesse tipo de moradia, mas hoje em dia, as opções evoluíram – e muito!
Além de promover saúde, os espaços disponibilizados para quem mora em condomínio também incentivam o convívio entre moradores, como por exemplo: quadras de esportes, mesas de jogos, academia, saunas, entre outros.
Em datas comemorativas, tanto do calendário nacional quanto do próprio condomínio, a administração costuma promover eventos sociais entre os moradores – o que viabiliza a criação de laços entre os condôminos.
A proximidade que esse tipo de moradia traz pode ser vista como um ponto positivo ou negativo, mas pelo lado bom, podemos pensar que se aproximar de vizinhos pode significar a construção de uma amizade para toda a vida.
Não podemos deixar de citar que tem como ganhar dinheiro morando em condomínio! Você pode produzir produtos em casa como bolos, doces, salgados, e anunciar para os seus vizinhos. Nesse tipo de ambiente, as notícias se espalham rapidamente!
Conheça as boas práticas em mercadinho de condomínios.
Além de vender alimentos, você também pode divulgar facilmente os seus serviços! Pessoas que moram em condomínios buscam constantemente por praticidade. Ou seja, você pode aproveitar o espaço em que vive, e ainda se tornar um empreendedor!
Morar em condomínio tem suas desvantagens, assim como qualquer outro tipo de moradia. É preciso pesar os prós e contras para ver se essa modalidade vale a pena para você e para a sua família. Veja alguns exemplos de desvantagens que devem ser consideradas:
Seja alugado ou próprio, um imóvel em um condomínio sempre terá a taxa mensal que deve ser paga, obrigatoriamente, pelo proprietário ou locatário. Essa taxa engloba os custos e serviços do condomínio, como por exemplo: água e luz de áreas comuns, reformas, manutenção, pagamento de síndico e zelador, entre outros serviços que o condomínio disponibiliza.
A ausência de muros ou divisões que garantam privacidade aos moradores, também pode ser um ponto a ser levado em conta em relação a morar em condomínio. O uso das áreas comuns pode gerar atrito entre os moradores, afinal, cada um utiliza da sua maneira e nem todo mundo tem a mesma opinião.
Sempre será preciso estabelecer regras entre os condôminos, para assegurar a boa convivência e o respeito à privacidade entre todos.
Saiba o que fazer com vizinhos barulhentos.
Em um condomínio, há inúmeras regras que precisam ser seguidas. Horário de mudança, instalação de serviços ou até mesmo simples atitudes do dia a dia, precisam estar de acordo com as normas do ambiente.
Além disso, comumente os condomínios possuem câmeras para manter a segurança de todos, e, ao mesmo tempo, assegurar que os moradores não cometam nenhum tipo de delito ou façam algo proibido.
Em alguns condomínios, há restrições para animais de estimação: isso significa que, dependendo do lugar, você não poderá ter um pet.
Como vimos anteriormente, morar em condomínio consiste em “abraçar” uma série de fatores – positivos e negativos (tudo depende do seu ponto de vista). Com todos os serviços que os condomínios costumam oferecer, os custos desse tipo de moradia precisam ser calculados.
Os bens de uso comum e os serviços oferecidos pelo condomínio, assim como tudo aquilo que precisa de manutenção, geram um valor que é dividido entre todos os moradores.
Se você está se perguntando quanto custa morar em condomínio fechado, tenha sempre em mente uma coisa: além do valor de compra do imóvel ou do valor de locação, sempre haverá a taxa mensal de condomínio – esta que cobre as despesas citadas anteriormente, além do pagamento de funcionários.
Como financiar um imóvel? Confira o guia completo!
Em muitos casos, também há o fundo de caixa que é recolhido junto com a taxa de condomínio. Esse fundo serve para cobrir possíveis emergências no condomínio, ou para as situações que foram acordadas nas assembléias.
De forma geral, morar em condomínio promove uma infinidade de benefícios para você e para a sua família. A qualidade de vida que os condomínios oferecem, garantem mais tranquilidade e bem-estar para o dia a dia.
Visite o site da Brognoli e confira as melhores opções de casas e apartamentos para viver bem!