Destaque Dicas

Da série Bairros queridinhos de Floripa: Centro

Estamos trazendo para você uma série exclusiva sobre os bairros queridinhos de Floripa, e hoje o tema do nosso blog é o tão cobiçado Centro de Florianópolis. Um local recheado de história, que tem se destacado cada vez mais como uma excelente opção de moradia,  cultura, gastronomia, lazer e serviços, perfeito né?! 

Ficou interessado em dicas do que fazer no Centro de Florianópolis? Então fica com a gente até o final deste post. 

Um pouquinho da história

Podemos dizer que o centro é o bairro que está mais intimamente ligado com a história de Floripa. Isso porque ele conta com um dos mais importantes cartões postais do Brasil: a ponte Hercílio Luz, que teve sua construção iniciada em 1920.

Porém, o que chama muito atenção e atrai moradores e visitantes de todos os lugares, é o Mercado Público. Um espaço rico em gastronomia da ilha, com peixes frescos, artesanato e boa música, perfeito também para aquele happy hour com os amigos. 

Outros pontos turísticos também chamam atenção, como a Figueira Centenária, localizada na Praça XV.

Falando em Praça XV, foi lá que em 1662 Dias Velho fundou a Vila de Nossa Senhora do Desterro, hoje nossa querida cidade Floripa. 

Em frente a histórica Figueira, temos a Catedral Metropolitana de Florianópolis, criada em 19 de março de 1908, a qual possui sua edificação tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 

Foto: Mercado Público de Florianópolis

Dica da Brog: (1) Todas as terças e sábados acontece a feira de artesanatos bem em frente à Catedral, com produtos e objetos artesanais, que realçam os costumes e hábitos de nossa cultura.

Ali mesmo na Praça XV, também fica localizado o Museu Histórico de Santa Catarina Palácio Cruz e Sousa. Um espaço bem interessante para quem curte cultura, já que frequentemente há exposições artísticas.

Dica da Brog: (2) Gosta de arte? Do próprio Museu Histórico é possível contemplar o novo mural que homenageia o poeta desterrense João da Cruz e Sousa.  Ele conta com a transcrição do poema Enlevo, num dos paredões do edifício que fica ao lado.

Foto: Palácio Cruz e Sousa – Créditos: Floripa Centro Portal de Notícias

 

Diversão e lazer muito próximos

Outra vantagem de morar no centro é estar bem próximo à Beira Mar Norte. Um espaço perfeito para praticar esportes, como bike, ciclismo, patinete ou curtir aquele pôr do sol perfeito no fim do dia.

Dica da Brog: (3) No trapiche constantemente acontecem eventos.  Fique atento à programação em nosso face. Caso prefira esportes, em 2017 a Beira Mar Norte ganhou 3 quadras, que caíram no gosto da população e são frequentemente utilizadas para futevôlei, vôlei e beach tennis.

No Centro, também há uma grande variedade de pubs, restaurantes e bares que agradam os mais diferentes públicos. As Ruas Bocaiúva e Jornalista Rubens de Arruda Ramos, são famosas por abrigarem pubs e barzinhos, principalmente para quem curte a vida noturna ou aquele happy hour com os amigos.

Dica da Brog: (4) Na travessa Ratcliff tem o Barzinho Canto do Noel, que serve uma boa feijoada no almoço de sábado, com muito Samba de Raiz ao vivo. Neste dia, a Rua Victor Meirelles fica fechada e os barzinhos ao redor bem movimentados. E nos dias de semana, os bares atraem o público jovem durante à noite.

E não poderíamos deixar de citar a famosa Praça do Avião, localizada no Largo Benjamin Constant, uma área apropriada para o uso público, com infraestrutura adequada para novas possibilidades de vivência aos moradores e turistas de Florianópolis. Ela foi recentemente restaurada e entregue à comunidade, com nova iluminação, paisagismo e conforto mobiliário.

Dicas da Brog: (5) Bem em frente à Praça, fica nossa agência do Centro, que inaugurou em 2018, com um conceito moderno, reunindo mais dois segmentos no mesmo prédio: o S7  e o Café Cultura. Aproveite para visitar a Praça e venha tomar um café e conhecer nossa loja.

Foto: Loja do Centro, inaugurada em 2018, juntamente com o Café Cultura e o Espaço S7

Por falar em locais bonitos de se frequentar no Centro, não poderíamos deixar de mencionar o Parque da Luz e sua maravilhosa vista. Ele está numa zona privilegiada da cidade, nos altos da Rua Felipe Schmidt, com uma bela vista para a Ponte Hercílio Luz e suas irmãs mais jovens, a Colombo Salles e a Pedro Ivo Campos, que fazem a ligação Ilha-Continente. Hoje, o espaço conta com área de lazer, campo de futebol, esculturas, relógio de sol, ciclovia, passeio para pedestres, academia de ginástica ao ar livre, viveiro para árvores frutíferas, bancos, mesas, cursos de tai-chi-chuan, mesas para jogos de dominó e cartas. Recentemente foi realizado o “Hoje é dia de Jazz Bebê”, que conta com o nosso apoio. Confira aqui como foi: “Hoje é Dia de Jazz Bebê – Parque da Luz”.

Variedade de serviços e facilidades

Mas sabe qual é a maior vantagem de todas elas? É que você está no Centro, ou seja, tem todas as facilidades pertinho de casa e raramente vai precisar se deslocar para outras partes de Floripa para fazer uma consulta no médico, por exemplo, ou para ir ao shopping, já que o Beira Mar Shopping é logo ali.

No centro, há uma infinidade de comércios, serviços, conveniências e facilidades. Além do mais, conta com excelentes escolas, como o Colégio Catarinense, Escola Dinâmica e o IFSC – Instituto Tecnológico de Santa Catarina.

Dica da Brog: (6) Se você curte moda, uma ótima dica é passar pela Vidal Ramos, um shopping a céu aberto com diversas opções de lojas. E se bater a fome, aproveite para comer um pastel fritinho na hora no Keko, pastelaria tradicional de Florianópolis.

Vias de fácil acesso

Quem mora no Centro também conta com vias de acesso interessantes, como a via de acesso continental, através da ponte Pedro Ivo Campos; norte e leste da ilha, através da Av. Beira Mar Norte e sul da ilha, pela Rodovia Governador Aderbal Ramos da Silva.

Todo os dias, milhares de pessoas que trabalham e estudam nessa região, passam pelo Centro. Ou seja, se o seu foco é ficar perto do seu trabalho, da escola dos seus filhos, além de desfrutar de muita história, cultura, lazer e diversão e ter a qualidade de vida que merece, esse é o seu local ideal para morar.

Dica da Brog: (7) Sempre observe os melhores horários para sair no trânsito. Evitar os horários de pico faz com que sua viagem flua melhor. O bom mesmo é conciliar moradia e trabalho em um só lugar.

 

E aí? Dá vontade de mudar hoje mesmo para o Centro, não é mesmo? Partiu!

Fale agora com a gente, que ajudamos você a encontrar seu apartamento ideal nesta localização:

📞 Tel/whats: (48) 3029-5000.

www.brognoli.com.br

 

Compartilhar:
×