Decoração

Dicas para Decorar a Casa com Plantas

Desde o começo da pandemia, boa parte das pessoas passou a ficar em casa, e deixar o lar mais aconchegante e aproveitar melhor os seus espaços virou uma necessidade.
Uma maneira simples e original de decoração indoor é trazer o verde e o exótico das plantas à composição dos ambientes. Além de embelezarem sua casa ou apê em Floripa, quando colocadas em lugares estratégicos, as plantas podem purificar o ar, perfumar e trazer boas energias.
Se você é um jardineiro de primeira viagem e quer saber como harmonizar cada cômodo, estas dicas te inspirarão a decorar de maneira consciente, pensando no seu bem-estar e no das plantas que te farão companhia!

  • Corredores e Sombra

Cuidar das plantas é uma atividade prazerosa que exige pouco esforço e é possível se aventurar na hora de procurar o melhor lugar para elas. O seu conforto é muito importante, por isso, para lugares menos abertos com luz indireta, escolha espécies que gostam de sombra e se adaptam facilmente, estas são nossas sugestões:

Espada de São Jorge – Muito resistente, se adapta facilmente a lugares onde o sol não é constante e é ótima para entradas, corredores e escadas.
A tradição diz que combate energias negativas e atrai coragem para o lar! Mito ou não, é uma planta belíssima para manter dentro de casa. Combina com tons pastéis e clean por ter um verde forte com texturas.

Samambaia – Cria pontos de destaque por conta do seu volume e suas folhas grandes! Gosta de ficar no alto e é ideal para o reaproveitamento de espaços ociosos que precisam de uma cor enérgica. Fica belíssima com suportes de macramê e vasos de barro.

Peperômia – Tem um formato amendoado, e assim como a Samambaia, cresce bastante e rouba toda a atenção para si, porém, de uma maneira mais delicada, deixando o espaço com ar minimalista. Existem vários tipos de Peperômia e nenhuma é tóxica, sendo possível deixá-la ao alcance do seu pet.

Quer muito ter uma samambaia mas seu apartamento não recebe luz natural? Nosso time e a Fabi vão te ajudar a encontrar o lugar ideal. Clique aqui.

Espada de São Jorge em casa na ilha

  • Sala e Sol

A dica para os locais grandes e arejados é optar por plantas que gostam de sol, vento e tem folhas grandes, pois estas não ressecam facilmente, como a Palmeira e o Ficus, conheça a algumas sugestões para a sua casa, apartamento ou cobertura em Santa Catarina:

Ficus de Lyra – Conhecida como a queridinha do paisagismo interno, o verde do Ficus parece energizar o ambiente, é ótima para locais onde o sol bate por boa parte do dia. Cresce bastante e rapidamente, portanto, ao adquirir uma muda de Ficus, escolha um vaso de cor neutra, que poderá casar com qualquer fundo.

Bambu da Sorte – Há quem diga que atrai bons fluídos, boa sorte e prosperidade financeira para o dono. O bambu da sorte pode ser cultivado na terra ou na água, e fica muito elegante na mesa de centro ou em halls.
Com a ajuda de arames e linhas delicadas, é possível trançar os seus caules e fazer lindos ornamentos, mais estilo para a sua casa!

Costela de Adão – Charmosa e tropical, a Costela de Adão tem forma de coração e tem folhas enormes. Para que se desenvolva de maneira saudável, escolha um canto bem iluminado na casa e se prepare para ver suas folhas exuberantes tomar conta do espaço!
Fica muito elegante quando colocada em vasos de palha ou de cerâmica.

Decoração com plantas em kitnet no Campeche

  • Escritório, dormitório e Kitnet

Quando falamos de plantas em locais de tamanho reduzido, há unanimidade, as suculentas e os cactos são os mais queridos!
As regras são muito simples: muito sol e pouca água! Essas plantas precisam ficar em um lugar bem ventilado onde bata sol, como em soleiras e mesinhas perto da janela, perfeito para o clima gostoso de Florianópolis!

Tanto os cactos quanto a suculentas são muito fáceis de cuidar, não exigem rega semanal e é possível obter novas mudas com apenas uma folha.

Janela de apartamento com plantas nos Ingleses

 

Nós, da Brognoli Imobiliária, já te mostramos em outro post como organizar o seu cantinho de trabalho, que tal incrementar essas dicas?

 

BÔNUS!

Transplante

Seja para maior conforto da planta ou para dar um up na decoração, mudar o seu recipiente não tem mistério!
Ao retirar a planta do vaso original, faça movimentos circulares com o dedo nas suas laterais, assim as raízes se soltarão e nada ficará para trás. Coloque-a no vaso novo e preencha com terra e fertilizante.
Nos primeiros dias após a mudança de vaso, deixe sua planta em um local à sombra, isso facilita que ela se ajuste ao novo local.

Mudança

As plantas se acostumam ao ambiente onde são colocadas, conhecem o clima e a iluminação que as cerca, por isso, se for muda-las de lugar, a dica é que o faça gradual e lentamente, mudanças repentinas podem ocasionar uma queda drástica de folhas.

Rega

A quantidade de regas varia de acordo com a espécie, então se você adquiriu uma planta que não conhece, apalpe o solo e coloque o dedo dentro da terra, se o seu dedo continuar seco, é hora de regar!

Sinais

Preste atenção aos sinais que a sua planta mostra!
Folha verde e firme – saudável
Folha desbotada e mole – falta de luz
Folha murcha e amarelada – água demais

Existem Apps muito legais que podem te ajudar, confira!

A verdade é que o hábito de cuidar de plantas e acompanhar o seu crescimento é viciante e a natureza dentro do nosso lar faz muita diferença. Por isso, se o seu apê é pequeno e está pensando em ter todas essas plantas, não se preocupe, você pode alugar um lar maior sem sair de casa! Acesse já o nosso site e confira todas as opções de imóveis esperando por você.

Não se esqueça de compartilhar este post com os seus familiares que adoram plantas e decoração.

Compartilhar: