O quarto é um dos ambientes da casa mais importantes para o nosso bem-estar. É nele que temos nossos momentos de descanso e relaxamento, repondo as energias para que o próximo dia seja produtivo. Por isso, manter esse ambiente agradável e aconchegante é uma ótima forma de trazer boas sensações.
Depois de um tempo com a mesma decoração, o quarto pode se tornar sem graça e sem vida. A reforma do quarto pode ajudar nisso, mas, infelizmente, o custo é alto e requer grandes investimentos. Pensando nisso, separamos 7 dicas de como reformar o quarto gastando pouco. Continue lendo para saber mais!
Antes de iniciar uma reforma na cozinha, quarto ou qualquer outro cômodo, é necessário fazer um bom planejamento para que não aconteça gastos desnecessários. Para reformar um quarto gastando pouco, comece detalhando cada item que você já tem e os que precisam ser comprados. Faça uma lista de prioridades, coloque um limite máximo de orçamento e pesquise os melhores preços.
Uma dica é começar o planejamento da reforma do quarto com bastante antecedência. Dessa forma, você consegue acompanhar as promoções de lojas especializadas e garantir o melhor preço dos itens necessários para reformar o quarto gastando pouco.
Já imaginou comprar um quadro bonito, mas depois descobrir que ele não combina com o estilo do seu quarto? Para evitar o gasto de dinheiro à toa, defina o estilo do seu quarto e garanta que toda a decoração que você comprar será usada. Além disso, fica mais fácil e poupa o seu tempo na hora de decidir qual decoração levar.
Para a reforma do quarto de casal, é necessário levar em consideração o gosto e estilo de ambos. Optar por decorações mais minimalistas é sempre uma boa escolha e que agrada todo mundo. Utilize cores neutras e móveis versáteis para não enjoar da decoração do quarto com o tempo.
Investir na mudança de cores das paredes é uma das formas mais fáceis de deixar o ambiente com uma cara nova. Uma dica é sempre optar por cores claras e que transmitam tranquilidade, afinal, o nosso quarto é onde queremos descansar e relaxar. As cores mais usadas nesse ambiente são os tons pastéis e o branco.
Pintar as paredes é um método fácil que você mesmo pode fazer sem contratar um especialista, gastando apenas com as tintas. Basta você lixar a parede, limpar, fazer os recortes e passar a tinta escolhida com um rolo. Não esqueça de proteger os móveis, rodapés e batentes das portas para não sujar.
Outra forma econômica e rápida de mudar as cores das paredes do quarto é usando papel de parede. Além de serem fáceis de aplicar, existem inúmeros tipos e cores de papéis de parede para todos os gostos e estilos de quarto.
A cama é nosso lugar de aconchego e descanso, onde deitamos e renovamos as nossas energias para um longo dia. Comprar roupas de cama novas é uma alternativa simples e que você não vai gastar muito. Invista em novos jogos de cama com lençóis e fronhas e adicione almofadas para compor a decoração.
Se o seu orçamento está baixo, uma boa escolha é comprar móveis usados e seminovos. Você encontra muitas opções de móveis em bom estado de conservação, com ótima qualidade e um preço acessível. Algumas peças antigas vão além do preço baixo, elas possuem histórias e dão um toque especial ao estilo da casa.
Os móveis são importantes itens de decoração em um quarto, por isso, uma outra opção econômica é reformar os móveis que você já tem. Você pode customizar cômodas, cabeceiras da cama e até mesmo o guarda-roupa. Fazendo isso, você economiza um bom dinheiro e evita que esses móveis sejam descartados sem necessidade. Algumas das principais dicas para reformar um móvel de madeira são:
Ficamos tão acostumados com os móveis no mesmo lugar que o cômodo pode se tornar sem graça, mas o simples fato de trocar os móveis de lugar já transforma o ambiente. É uma ótima forma de reformar o quarto sem gastar nada, otimizando novos espaços e trazendo uma sensação de bem-estar pela novidade.
Para começar a reforma do quarto basta ter muita disposição e criatividade. É possível aprender através de tutoriais e dicas diversos serviços para você colocar a mão na massa e transformar o visual do seu quarto sozinho, como é o caso da pintura das paredes. Também é preciso um pequeno investimento para comprar os materiais e novos itens de decoração.
Veja também nossas dicas sobre reforma da cozinha!
O valor da reforma do quarto depende de diversos fatores, como o tamanho do quarto e o tipo de reforma. Em uma reforma de quarto pequeno, por exemplo, o custo pode ser bem menor do que em um quarto grande. Para reformar apenas a decoração do quarto, o custo pode ficar em torno de R$1.000. Para reformas mais completas, que envolvem até mesmo a estrutura, fiação e acabamento do quarto, o valor pode ficar em torno de R$30.000.
Reformar o quarto gastando pouco é possível quando se tem planejamento, pesquisa de melhores preços e criatividade. Aproveitar móveis antigos, colocar a mão na massa e investir em pequenos detalhes que fazem a diferença, são opções acessíveis que deixam o quarto com uma nova cara!
Gostou de saber como reformar o quarto gastando pouco? Conheça todas as nossas outras dicas sobre imóveis!