Garantia Total Brognoli Imobiliária Imóvel Mercado Imobiliário

Saiba como calcular o valor de um imóvel

Quer vender sua casa ou apartamento, mas não faz ideia de como calcular o valor de um imóvel? O ideal é analisar com calma e atenção todos os aspectos do seu imóvel e incluí-los nesse cálculo. Algumas metodologias como cálculo do valor venal ou o preço do metro quadrado do imóvel são muito utilizados, mas será que somente isso basta? Ao longo deste texto, vamos tirar essas e outras dúvidas sobre como calcular o valor de um imóvel!

Como se calcula o valor de um imóvel?

Para saber como calcular o valor de um imóvel para venda é necessário avaliar alguns fatores e características que influenciam no preço. Além do valor venal, que é muito utilizado para uma base de preço do imóvel, é preciso incluir localização, conservação e os diferenciais que valorizam a casa ou apartamento. Abaixo falaremos sobre cada um desses itens. Confira!

Valor na região

Faça uma pesquisa sobre os valores que os outros proprietários de imóveis estão pedindo em sua região. Avalie cada característica dos imóveis, como tamanho, quantidade de cômodos, se possui garagem, piscina, churrasqueira etc.

Localização

Sem dúvidas, a localização conta muito na hora de comprarmos um imóvel. Por isso, o valor de um imóvel pode ser influenciado conforme o seu bairro. Se o imóvel fica próximo a comércios, hospitais, transportes públicos e escolas, isso conta como benefícios que ele oferece ao comprador.

Conservação

Já dizia aquele famoso ditado: a primeira impressão é a que fica! Um imóvel em péssima conservação, com a pintura descascada e manutenções elétricas e hidráulicas para se fazer, pode desvalorizar o imóvel. Caso necessite de reformas e reparos, faça antes de precificar e apresentar aos interessados.

Diferenciais

Itens como garagem, piscina e churrasqueira valorizam muito o imóvel e devem ser incluídos na hora de calcular o preço de um imóvel. Se for em um condomínio, esses itens e áreas de lazer em comum também têm grande peso na hora de precificar.

Como calcular o valor do imóvel com base no IPTU?

Antes de saber como calcular o valor do imóvel pelo IPTU, é preciso entender o que é o valor venal do imóvel. O valor venal é um preço estimado que o Poder Público avalia certos bens, como uma casa ou apartamento. Com base nesse valor, é feito o cálculo de impostos como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

O cálculo venal pode ter alterações conforme a prefeitura da cidade onde o imóvel está localizado. Uma das formas de como saber o valor venal do imóvel é usando a seguinte fórmula: V = A x VR x I x P x TR, onde:

  • V = o valor venal do imóvel;
  • A = área do terreno onde o imóvel está construído;
  • VR = valor padrão dos imóveis próximos;
  • I = idade do imóvel;
  • P = posição do imóvel;
  • TR = tipologia residencial.

Como calcular o valor do m2 de um imóvel?

Para saber como calcular o valor do metro quadrado de um imóvel é necessário analisar diversos fatores da residência. Em apartamentos, por exemplo, algumas pessoas calculam apenas a metragem do imóvel e não adicionam a garagem. Porém, um apartamento com uma garagem não deve ter o mesmo valor do metro quadrado de um com duas garagens, é necessário somar todas as áreas privativas do imóvel.

Um percentual das áreas comuns também deve ser adicionado a esse cálculo, afinal, o proprietário também é dono dessas áreas. Para calcular o valor do m² do imóvel é bem simples, basta dividir o valor de venda do seu imóvel pela área. Por exemplo, o preço avaliado do imóvel é de R$500.000,00 e a sua metragem é de 100 m². A conta ficaria: 500.000/100 = 5.000. Então, pode-se dizer que o valor do m² do imóvel é de R$5.000,00.

Como calcular o valor de uma escritura?

Além da escritura, existem outros documentos que também devem ser feitos na compra e venda de um imóvel, como o registro em cartório e o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis). Normalmente, o valor da escritura e dos demais documentos fica em torno de 5% do valor venal do imóvel, podendo variar de acordo com a região e o cartório escolhido.

Levando em consideração todos esses fatores citados ao longo desse texto, ficou mais fácil saber como calcular o valor de um imóvel. Para não ter erro e você não sair no prejuízo, você pode colocar o seu imóvel em uma imobiliária de sua confiança. Dessa forma, a equipe irá auxiliar na escolha do melhor valor possível de sua propriedade.

Quer vender o seu imóvel e não sabe como? Entre em contato conosco, será um prazer ajudar você!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *