Guias

Financiamento Imobiliário: Saiba Como Funciona

O financiamento imobiliário é uma das melhores soluções para famílias que desejam em dois toques uma casa, lar em residencial ou apartamento! Embora burocrático, o financiamento imobiliário é o maior facilitador de moradia no Brasil.

A gente já mencionou o financiamento no post feito para quem vai comprar um imóvel pela primeira vez, assim como também falamos um pouquinho a respeito no post de checklist de documentos necessários para a compra de um imóvel. Portanto, se você quer ficar craque e ainda não leu, tem que ler!

Assim, após a busca dos imóveis, ida aos bairros e visitação do local escolhido, chega uma das partes mais importantes da etapa da aquisição: A forma de pagamento!

Então, vamos desvendar juntos tudo sobre o financiamento imobiliário?!  

Se você já é proprietário de um imóvel, seus problemas com inadimplência de locatários acabaram: venha para a Brognoli Imobiliária e tenha Garantia Total.

– Receba seu dinheiro todo mês, em dia, sem depender do pagamento do inquilino. Se o locatário não pagar, a Brognoli paga;

– Sinta a tranquilidade de quem sabe que receberá o aluguel sempre em dia.

Na Brognoli Imobiliária, seu imóvel será visitado a cada 5 minutos. Então anuncie aqui.

Mas Afinal, O que é o Financiamento Imobiliário?

O financiamento imobiliário é um empréstimo concedido por uma instituição financeira ou banco para pessoas que vão comprar um imóvel nos bairros Trindade, Rio Tavares, Campeche ou no Centro de Florianópolis, por exemplo.

Como é um empréstimo e esse valor você vai devolver parcelado, possui juros embutidos na prestação. No entanto, cada banco tem suas particularidades e facilidades, basta você conhecer as condições que cada um apresenta.

Então, além de optar pela condição que melhor se adapta ao seu bolso, é preciso analisar muito bem os detalhes, já que durante o período em que o imóvel não é quitado totalmente, na maioria dos casos, ele entra como garantia. Por fim, caso você não honrar com a dívida, o imóvel fica para o banco.

Faça já um tour virtual pelo residencial ou a cobertura dos seus sonhos em Campinas, Barreiros ou no Kobrasol – São José!

Desse modo, vislumbre o seu futuro e o da sua família com a ajuda da Brognoli Imobiliária!

Pois nós temos à sua disposição corretores comprometidos, qualificados e com certificado CRECI. Prontos para sanar dúvidas, resolver todo tipo de burocracia maçante e oferecer o melhor atendimento para você em Santa Catarina.

Então fale com a gente pelo WhatsApp através do número (48) 3029 5000.

Como Sei que o Financiamento Imobiliário é para mim?

A maioria da população brasileira não tem dinheiro guardado para quitar toda a dívida do imóvel de uma vez, por isso, cada vez mais as famílias optam pelo financiamento – já que é possível fazer o pagamento inicial de uma parte do imóvel e diluir o restante do valor em parcelas.

Além disso, como existem muitas condições, tipos e bancos diferentes para esse fim, é fácil achar um modo para fazer um bom negócio e finalmente morar no seu lar na Ilha, por exemplo. No entanto, é preciso ter em mente que o financiamento imobiliário é um investimento que precisa de comprometimento, tanto com a sua família quanto com a instituição financeira.

Você tem alguma dúvida até aqui? Se for sobre os termos imobiliários que leu e não soube identificar, temos um glossário de termos imobiliários quentinho para você ficar craque no assunto! Então confira!

Agora, se a sua dúvida é a respeito do financiamento imobiliário na ilha de Floripa, São José ou Palhoça, por exemplo, você pode conversar direto com um dos nossos corretores! Vamos ficar muito felizes que você resolveu nos contatar. Desse modo, entre em contato pelo WhatsApp através do número (48) 3029 5000.

Já imaginou a sua nova kitnet no Centro de Floripa? Para tal, a Brognoli Imobiliária oferece os melhores imóveis para compra e você pode visitar os imóveis virtualmente! Então clique e conheça os melhores apartamentos, kitnets, casas, lares em residenciais e salas comerciais para comprar nos bairros Centro, Trindade, Rio Tavares e Campeche, na ilha de Floripa – SC.

Condições de Financiamento Imobiliário

Não é necessário ser cliente do banco do qual você vai emprestar dinheiro, porém, os bancos costumam oferecer melhores condições para quem já tem conta, além da aprovação mais rápida.

A Caixa Econômica Federal é uma das primeiras opções na hora de financiar um imóvel, seja ele residencial ou comercial, pois oferece condições muito atraentes… Quer ver por si próprio?

Confira os simuladores de cada banco para você tirar a dúvida! Claro que é uma estimativa do valor total do imóvel nos bairros Kobrasol, Campinas ou Barreiros – São José, por exemplo, mas dá pra ter uma ideia:

Caixa Econômica Federal

Lembrando que os valores simulados consideram a taxa balcão – quando o cliente não tem conta no banco selecionado.

Quer morar onde há comércio, lazer e acessibilidade em Santa Catarina? Pois os bairros Campinas, Kobrasol e Barreiros, em São José, oferecem praticidade e segurança! Já que são lares em bairros com acesso às principais rodovias que ligam as cidades de Santa Catarina.

Parcelas no Financiamento

Fazer um financiamento é pegar dinheiro emprestado de uma instituição financeira e ir pagando a prestação. Portanto, o valor pago a cada mês não é apenas do valor do imóvel, ele é dividido, de maneira geral, em juros, seguros, amortização e taxas adicionais.

Juros no Financiamento

Sempre que um banco empresta dinheiro a quem quer comprar um imóvel, ele cobra uma taxa para compensar o período no qual ficará sem esse dinheiro emprestado. Essa é a taxa de juros e ela é influenciada pelo valor do imóvel e das parcelas, renda familiar e idade do comprador e, claro, pelo seu histórico financeiro.

Portanto, por assim dizer, quanto maior o risco do banco em conceder o empréstimo para comprar um imóvel na ilha, por exemplo, maior será a taxa de juros cobrada.

Taxas Adicionais no Financiamento

Cada instituição financeira cobra um valor de serviços obrigatórios, como o seguro habitacional da Caixa. Além disso, os bancos recolhem custos administrativos das operações.

Você está com alguma dúvida até aqui? Lembre-se que você pode entrar em contato conosco pelo WhatsApp através do número (48) 3029 5000. Pois contamos com corretores experientes no assunto, com certificado CRECI!

Confira kitnets, casas em residenciais, apartamentos e salas comerciais para comprar na Trindade, Rio Tavares, Centro e Campeche – Florianópolis! Onde há conforto, segurança e acessibilidade.

Agora, se pretende oferecer mais tranquilidade à sua família morando num lar mais tranquilo, visite virtualmente os bairros Kobrasol, Barreiros e Campinas – São José!

Por fim, você não vai se arrepender de dar uma espiada nos bairros de Palhoça, em Santa Catarina. 

Tipos de Financiamento

A Brognoli Imobiliária está presente no ramo de imóveis há anos, estudando e entendendo as necessidades dos seus clientes. Por isso, na hora de financiar, nós oferecemos o tipo de financiamento que se encaixa com o seu perfil financeiro e orçamentário. Portanto, tenha certeza de que, com a gente, está em boas mãos!


Existem vários tipos de financiamento no Brasil para comprar imóveis – seja em Palhoça, São José ou Floripa em SC. Porém, para explicar da melhor maneira, precisamos destacar o que é amortização.

A amortização é o valor que está sendo devolvido ao banco pelo dinheiro emprestado, enquanto que os juros são aquele valor referente ao empréstimo desse dinheiro por parte do banco. Portanto, lembre-se que você paga juros sobre o saldo devedor, ou seja, aquilo que ainda falta devolver à instituição financeira.

Dado isso, há dois tipos de financiamento que incluem a amortização de dívidas, são eles: o sistema SAC – Sistema de Amortizações Constantes e Price. Nem todos os bancos trabalham com esses tipos de financiamento, porém a Caixa, o Bradesco e o Santander utilizam o SAC e Price.  

Ficou curioso? Então vamos lá!

SAC

Nesse tipo de financiamento imobiliário, o valor das amortizações é constante ao longo de toda duração da quitação do empréstimo do imóvel no Kobrasol, Campinas ou Barreiros, por exemplo, e os juros variam.

Como os valores dos juros são cobrados em relação ao saldo devedor, no SAC o valor das parcelas diminui de forma gradativa ao longo do período. No entanto, quando se paga prestações maiores no começo da contratação do financiamento, a dívida é amortizada mais rapidamente e o juro total diminui.

Uma das maiores vantagens dessa modalidade é a segurança que propõe, já que, por mais que as parcelas sejam mais pesadas no começo, oferece facilidade em casos de imprevistos, pois o valor das parcelas diminui ao longo do tempo.

More no Centro de Floripa! Pois no Centro tem acessibilidade, lazer, segurança e paisagens belíssimas!

Confira aqui imóveis para comprar no Centro, na Trindade, Campeche e Rio Tavares, quem sabe você não acha o seu lar num desses bairros de Florianópolis – SC.

Seja como for, são mais de 550 imóveis para compra e mais de 1200 imóveis para aluguel com a Brognoli Imobiliária!

Price

Nesse modelo de pagamento do financiamento, as primeiras prestações são compostas, na maior parte, por juros. Progressivamente, enquanto as parcelas vão avançando, os valores de amortização dentro das prestações aumentam — e os juros diminuem. No entanto, o preço das mensalidades continua sempre o mesmo, da primeira à última, apenas tendo suas composições alteradas.
Pelo andamento desse método, ele também é chamado de amortização crescente. Por exemplo: no início do pagamento do seu imóvel na Trindade, Rio Tavares, Centro ou Campeche, 80% de uma prestação serve para amortizar o valor do imóvel, enquanto, na última parcela, pode-se ter 95% do preço ou mais destinado à amortização.

Confira aqui os imóveis mais buscados em nossa imobiliária em Florianópolis, são casas em residenciais, salas comerciais, apartamentos e tudo o que você possa imaginar!

Pois são mais de 350 imóveis disponíveis para compra em Florianópolis, nos bairros Campeche, Centro, Rio Tavares, Trindade e muito mais.

Lembre-se que é possível entrar em contato conosco pelo WhatsApp através do número (48) 3029 5000. Pois podemos informar você qualquer dúvida sobre o seu novo lar em Palhoça, Floripa, São José e mais cidades de SC!

Não obstante, existem mais duas opções de financiamento, as quais não contam com amortização de juros, porém, são muito interessantes, pois oferecem outras facilidades, como o financiamento através do FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

São eles o SFH – Sistema Financeiro de Habitação e o SFI – Sistema de Financiamento Imobiliário, então vamos lá?

SFH

Criado pelo Governo Federal, ele é possível graças aos recursos do FGTS e do SBPE. Nele, a parcela não pode comprometer mais do que 30% da renda mensal do comprador do imóvel em Palhoça, por exemplo.

As taxas de juros cobradas são de, no máximo, 12% ao ano, portanto é uma ótima opção para quem tem renda fixa e pretende comprar uma casa, apartamento, lar em um residencial ou sala comercial.

Os imóveis que se enquadram nessa modalidade são os residenciais com valor máximo de até R $1.500.000,00.

SFI

Desenvolvido para complementar o SFH, não há limite para renda comprometida e a taxa de juros é variável. Além disso, diferente da anterior, o imóvel pode ser comprado por pessoa física e jurídica.  

Nesta modalidade se enquadram os imóveis residenciais com preço acima de R $1.500.000,00, imóveis comerciais e terrenos.

Quando é Possível Utilizar o FGTS no Financiamento?

De acordo com a Caixa Econômica Federal, para utilizar os recursos da conta vinculada do FGTS na compra do imóvel, é necessário:

Contar com o mínimo de três anos, considerando todos os períodos de trabalho, consecutivos ou não, sob o regime do FGTS; 

Não ser titular de outro financiamento imobiliário; 

Não ser proprietário, possuidor, promitente comprador, cessionário, usufrutuário de outro imóvel, concluído ou em construção, localizado no mesmo município da residência.

Apenas para imóveis residenciais e quando o mesmo estiver enquadrado na modalidade de crédito do SFH.

A Brognoli Imobiliária possui mais de 1700 imóveis residenciais e comerciais à sua disposição para compra e aluguel em SC! Pois são mais de 65 anos de experiência realizando sonhos e fazendo parte da vida de milhares de famílias na ilha de Florianópolis, Palhoça, São José e muito mais.

O que Acontece quando o Comprador não Honra a Dívida do Financiamento?

Como dito anteriormente, a partir do momento em que o comprador adquire o imóvel através do financiamento, a dívida fica atrelada à casa, apartamento, sala comercial ou lar em residencial.

Portanto, o banco pode entrar com uma ação judicial para ficar com imóvel e logo, leiloá-lo. O valor do leilão é usado para abater a dívida feita e com taxas administrativas de despesas judiciais, e o restante é devolvido ao comprador.

Já em casos de atraso, é necessário rever o contrato de financiamento e se atentar aos juros, multas e outras taxas mensais que podem ser cobradas.

A Brognoli Imobiliária possui belíssimos imóveis para compra para todos os gostos em São José, Palhoça e Santa Catarina!

Pois são casas, kitnets, apartamentos, imóveis em residenciais, salas comerciais nos bairros Campinas, Barreiros e Kobrasol em São José; Campeche, Rio Tavares, Trindade e Centro na ilha de Florianópolis, e ótimos bairros para toda a família em Palhoça… Você vai amar! Então clique e veja.

E então, está gostando do conteúdo até aqui? Já que você está sabendo de tudo sobre financiamento imobiliário em Santa Catarina e até já escolheu o tipo de financiamento… Que tal solicitar?!

Como Solicitar o Financiamento Imobiliário

Após escolher o imóvel dos seus sonhos, converse com o seu corretor que ele irá lhe indicar o correspondente bancário parceiro da Brognoli. Eles farão um comparativo com mais de uma opção de banco e tipo de juros para lhe ofertar o que melhor se enquadra no seu perfil. O próprio correspondente lhe orientará da documentação necessária conforme a instituição bancária escolhida. Procure uma instituição financeira e demonstre interesse em contratar o financiamento. Desse modo, serão solicitados documentos pessoais e seu cadastro será avaliado.

Quando o cadastro do financiamento imobiliário for aprovado, o correspondente bancário entrará em contato com você, e por fim, você poderá prosseguir com o processo de aquisição da sua casa, lar em residencial, sala comercial ou apartamento no Kobrasol, Barreiros ou Campinas em São José, ou em Palhoça, por exemplo.

Quem Pode Solicitar o Financiamento Imobiliário?

A princípio todo brasileiro nato, naturalizado, ou com visto permanente pode solicitar o financiamento, mas é preciso preencher alguns requisitos mínimos, além de, claro, comprovar renda.

A Caixa Econômica Federal, por exemplo, disponibiliza uma cartilha de crédito das condições, porém, as instituições financeiras costumam avaliar os cadastros SERASA, SPC, BACEN e Receita Federal.

Além da confirmação de capacidade civil ou menor emancipado com 16 anos completos.

Documentos Necessários para Financiar um Imóvel

Cada banco pode solicitar documentos diferentes, mas no geral, são solicitados os seguintes documentos – originais e cópia: RG, CPF, comprovante de estado civil, comprovantes de renda e certidões negativas de débitos junto à Receita Federal ou outras instituições.

Se você já é proprietário de um imóvel, seus problemas com inadimplência de locatários acabaram: venha para a Brognoli Imobiliária e tenha Garantia Total.

– Receba seu dinheiro todo mês, em dia, sem depender do pagamento do inquilino. Se o locatário não pagar, a Brognoli paga;

– Sinta a tranquilidade de quem sabe que receberá o aluguel sempre em dia.

Na Brognoli Imobiliária, seu imóvel será visitado a cada 5 minutos. Então anuncie aqui.

Temos certeza de que agora você está pronto para ver os imóveis mais amados de Floripa, São José e Palhoça, que tal?

Achou complexo? Então fique tranquilo, porque a Brognoli resolve tudo isso pra você. Entre em contato através do WhatsApp no número (48) 3029 5000, pelo nosso site ou pessoalmente no Kobrasol – São José, ou na Trindade – Floripa. Compartilhe com quem quer financiar um imóvel e não sabe por onde começar!

 

 

Compartilhar: