Morar em apartamento ou em casa? Saiba o que é melhor!

Publicado em 09/08/2022
Morar em apartamento ou em casa? Saiba o que é melhor!

Na hora de alugar ou comprar um imóvel para morar, muitas dúvidas vêm à nossa mente. Nos questionamos sobre a localidade ideal, a quantidade de quartos, se vamos mobiliar nosso lar com móveis planejados ou prontos, entre outros. Mas há um fator importante e difícil de decidir: devo morar em casa ou apartamento?

Essa é uma dúvida que, às vezes, faz muitas pessoas perderem o sono. Na verdade, não existe uma definição de melhor ou pior, mas sim, da melhor opção para você e para o seu estilo de vida.

Por isso, neste post, vamos te contar um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens de morar em apartamento e em casa. Boa leitura!

O que é melhor: uma casa ou um apartamento?

Não há uma resposta definitiva para essa pergunta. Tudo vai depender do que você busca e do que não abre mão.

Se você quer mais segurança mas valoriza muito a privacidade, talvez a melhor opção seja morar em casa. Mas se você quer aproveitar algumas opções de lazer no conforto do seu lar, pode apostar que as vantagens de morar em apartamento chamarão mais a sua atenção!

Qual a vantagem de morar em apartamento?

Apartamentos geralmente fazem parte de condomínios que contam com uma série de benefícios aos moradores – e isso, inclusive, é um dos fatores que tornam a busca por esse estilo de moradia muito maior.

Muitas pessoas se questionam sobre quanto custa morar em apartamento, mas valores como a taxa de condomínio, por exemplo, cobrem uma série de despesas que você precisaria arcar sozinho em casa.

Mas se você se pergunta como é morar em apartamento, confira algumas vantagens desse tipo de moradia:

  1. Mais segurança

Todo mundo quer morar em um lugar seguro, para ter mais tranquilidade e qualidade de vida. Com isso, a questão sobre morar em casa ou apartamento se torna simples de ser resolvida: morar em apartamento é uma opção que oferece mais segurança, visto que, em condomínios, há portaria 24 horas, sistemas de segurança e câmeras de vigilância.

Não podemos esquecer que só pode entrar no prédio quem é autorizado – o que garante a sensação e a certeza de estar mais protegido.

  1. Opções de lazer

Atualmente, os condomínios de apartamentos contam com inúmeras áreas de lazer para os moradores. Salão de festas, churrasqueira, piscina, sauna e salas de jogos, são exemplos de áreas comuns que muitos prédios oferecem hoje em dia.

Assim, você e a sua família podem se divertir e interagir com outros moradores. Vale ressaltar também a segurança de ter opções de lazer, sem precisar sair de casa – principalmente para quem tem filhos pequenos.

  1. Manutenção não é mais uma preocupação

Uma das grandes vantagens de morar em apartamento é saber que você não precisa viver preocupado com possíveis manutenções. Isso pois, a maioria dos problemas que surgem no prédio, são de responsabilidade do síndico e do zelador.

Deste modo, você sabe que se faltar energia ou água, por exemplo, basta falar com um dos responsáveis para saber como o problema será solucionado.

Confira dicas de manutenção residencial: quem é o responsável?

Quais as desvantagens de morar em apartamento?

Claro que, como praticamente tudo na vida, morar em apartamento também tem suas desvantagens. Fique atento a alguns pontos e veja se os lados tidos como “negativos”, pesam mais do que os positivos para você. Confira:

  1. Regras

Entre morar em casa ou apartamento, você precisa saber que em um “apê”, você terá que respeitar as regras de convivência e do condomínio. Você terá hora para reduzir o barulho, terá que agendar certos tipos de instalação e reforma com a zeladora, horário para utilizar as áreas de lazer… entre muitas outras normas que os condomínios impõem para o bom convívio de todos.

  1. Menos privacidade

Como os apartamentos geralmente são próximos, existe a possibilidade de você ouvir, em alguns momentos, o que o seu vizinho está fazendo – assim como ele pode ouvir você também! Além disso, tirando o seu apartamento, os espaços do prédio são divididos entre todos – o que significa menos privacidade em diversos âmbitos.

  1. Restrições para pets

Não são todos os condomínios que aceitam animais de estimação! Há alguns que, quando aceitam, definem regras que podem proibir o seu pet de andar pelas áreas comuns. Por isso, se você é mãe ou pai de pet, busque saber se o prédio do seu interesse aceita bichinhos de estimação.

Qual a vantagem de morar em casa?

Agora que você já sabe um pouco sobre as vantagens e desvantagens de morar em apartamento, chegou a hora de entender os pontos positivos de morar em casa! Se você busca por mais espaço e privacidade, talvez esse estilo de moradia seja o ideal para a sua rotina. Veja a seguir:

  1. Mais espaço

Frequentemente, as casas são maiores e possuem ótimas áreas externas. Quintal e varal próprio costumam ser motivos de saudade para quem optou morar em apartamento. Além disso, em uma casa você tem mais espaço para criar um jardim e até pegar sol no verão!

  1. Sem taxas para pagar

Morando em casa você não terá que pagar, mensalmente, todo ano, a taxa do condomínio e de manutenção do prédio. Claro que você terá outras despesas relacionadas à casa como os impostos públicos, mas sentirá a liberdade de ter menos um boleto!

  1. Mais liberdade!

Na dúvida sobre morar em casa ou apartamento, precisamos falar em liberdade! Quando falamos em se sentir mais livre, falamos também em privacidade! Morando em casa, você pode reformar quando quiser, pode receber visitas em qualquer horário e não precisa se preocupar com a proximidade das paredes da sua casa e do vizinho.

Não dividir áreas com outras pessoas é um fator extremamente relevante sobre morar em casa. Tudo é seu, não terá nenhum desconhecido no mesmo ambiente que você, e não será preciso informar ninguém sobre confraternizações ou qualquer outra coisa que você queira fazer.

Ah, e você também pode ter quantos pets quiser!

Quais as desvantagens de morar em casa?

Alguns pontos devem ser considerados sobre morar em casa – principalmente se você tem filhos pequenos ou se quer ter menos preocupações no dia a dia. Confira algumas desvantagens:

  1. Menos segurança

Dizer que morar em casa é menos seguro, é dizer que você não terá uma portaria 24 horas e nem profissionais contratados por um condomínio para assegurar a sua segurança. Mas isso não significa que você não possa colocar câmeras na sua casa, assim como reforçar os portões com cerca elétrica, por exemplo.

Em casa, a segurança é responsabilidade sua – o que acaba ressaltando as vantagens de morar em apartamento, onde empresas especializadas cuidam disso para você!

  1. Você cuida de tudo!

Quando houver a necessidade de fazer alguma manutenção, você será o responsável, pois não terá nenhum zelador ou síndico de prontidão para solucionar problemas. Por isso, o ideal é guardar um pouco de dinheiro como reserva de emergência para não ser pego desprevenido.

Para decidir se o melhor para você é morar em casa ou em apartamento, pense bastante no seu estilo de vida e no que você deseja para um futuro próximo. Só você sabe o que lhe promove mais conforto e bem-estar. Por isso, não tenha pressa em decidir.

Se precisar de ajuda, entre em nosso site e conheça as opções de casa e apartamento que a Brognoli oferece. Seja para comprar ou alugar, nós estamos com você!

Leia também: confira 6 dicas essenciais para fazer a sua mudança!

A Ilha da Magia não é assim chamada à toa! Com muitas praias, opções de lazer e locais para visitar, um dos pontos mais procurados é onde assistir o melhor pôr do sol!

Se você está planejando sua viagem para Florianópolis, se mudou recentemente ou tantas outras possibilidades, acompanhe abaixo quais são as melhores indicações!